O vice-prefeito de Rio Verde, Leonardo Veloso do Prado, juntamente com o governador de Goiás, Marconi Perillo, o vice-governador, Alcides Rodrigues, senadora, Lucia Vânia, o perfeito de São Simão, Francsisco Assis Peiixoto, o presidente da Caramuru, Alberto Borges de Souza, demais autoridades, funcionários e populares, estiveram hoje, dia 18, pela manhã, na empresa Caramuru, na cidade de São Simão, inaugurando a ampliação do sistema da Hidrovia Tietê-Paraná, onde o comboio de navegação passou de quatro para seis chatas, aumentando o transporte, de cinco mil para nove mil toneldas, no trecho, São Simão/Araçatuba-SP.
Segundo o presidente da Empresa, com o comboios de nove mil toneladas e menor necessidade de desmembramento nas pontes, o sistema terá um aumento substancial no volume transportado de 1,5 mi para 4 milhões de toneladas. "Além de soja, farelo, óleo, milho, sorgo e madeira, estamos preparados para transportar ainda, açucar, álcool e biodiesel", explicou o presidente, Alberto Borges de Souza.
O Presidente afirmou ainda que com quatro milhões de toneladas, a hidrovia reduzirá por ano, 133 mil viagens de caminhões de 30 toneladas, melhorando as condições das estradas. "Estamos com isso, colaborando com o meio ambiente, porque vamos reduzir a geração de monóxido de carbono para a atmosfera, em decorrência no menor gasto de combustivel, além das nossas barcaças possuirem cascos duplos, garantindo a não contaminação das cargas com o meio ambiente", disse.
O próximo passo da Caramuru é chegar ao combio de oito chatas, com transporte de 12 mil toneladas. Para isso, o governo do Estado de São Paulo, Estado que também é beneficiado pela hidrovia, está investindo R$ 55 mi em ampliação de vãos de sete pontes e proteção de pilar de mais uma ponte. "Além de ampliar a quantidade transportada não teremos desmembramento das chatas, resultando em melhor produtividade", explicou o Presidente
Segundo o vice-prefeito de Rio Verde, Leonardo Veloso do Prado, o transporte hidroviário,alem de moderno, é mais economico e seguro. "A ampliação desse sistema é importante para o desenvolvimento não só pra o sudoeste goiano e Goiás como um todo, mas também para o Centro-Oeste, onde teremos uma economia mais fortalecida
Caramuru
Com a ampliação da navegação, a capacidade de carga transportada por comboio passa de 6 mil toneladas para 9 mil toneladas. Com isso, o volume transportado de soja, milho e sorgo vai aumentar de 1,5 milhão para 4 milhões de toneladas por ano até 2008. Também serão reduzidas 133 mil viagens de caminhões por ano.
A Caramuru vai expandir as suas atividades industriais instalando em São Simão uma unidade de produção de biodiesel, a partir de óleos vegetais, principalmente óleo de soja, já produzido em sua planta de São Simão. Serão investidos R$ 26 milhões e gerados 110 milhões de litros/ano de biodiesel. A previsão de implantação é de 12 meses.
A Empresa gera 50 empregos diretos e mil indiretos.