Nas vias urbanas é fácil perceber que muitos condutores e passageiros não utilizam o cinto de segurança, simplesmente ignorando a regra contida na Lei Federal n. 9503/97 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e prevê a obrigatoriedade de utilização do dispositivo de segurança em todas as vias do território nacional.
Diante disso, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT), visando o cumprimento da lei e a segurança de condutores e passageiros, realizou nessa sexta-feira, 15, uma blitz no embarque e desembarque de alunos do Colégio do Sol.
A ação teve como objetivo fiscalizar se os motoristas e alunos estavam utilizando corretamente o cinto de segurança, além de orientá-los sobre a importância da utilização do mesmo.
Segundo o artigo 136, do Código de Trânsito Brasileiro, veículos destinados ao transporte escolar devem possuir cintos de segurança em número igual à lotação, sendo a não utilização do dispositivo infração grave, passível de multa de R$ 127,69.
De acordo com o Presidente da AMT, Cabo Moraes, o objetivo é priorizar a segurança dos estudantes e comunidade escolar como um todo.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Uso do cinto de segurança é fiscalizado pela AMT
Blitz foi realizada no Colégio do Sol
Veículos destinados ao transporte escolar devem possuir cintos de segurança em número igual à lotação