O secretário de Educação, Levy Rei de França, participou, na última sexta-feira, 22, em Goiânia, do 7º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/GO).
O encontro teve por tema: “Gestão das Políticas Educacionais nos Municípios de Goiás”. Além do Fórum, foram realizadas as eleições da nova diretoria executiva e colégio eleitoral da entidade para o biênio 2013/2015.
A chapa eleita tem como presidente, a secretária Municipal de Educação de Goiânia, Neyde Aparecida, e na vice-presidência o secretário de Educação rio-verdense, Levy Rei de França.
Conforme explicou Levy, a Undime representa o segmento municipal de educação pública e a regional de Goiás é responsável pelos 246 municípios do estado. “A cada quatro anos, 70% dos secretários de educação são trocados. Existe uma necessidade de que a continuidade dos processos educacionais não seja prejudicada pela temporariedade dos mandatos e a Undime tem sido uma parceira neste sentido, porque ela garante uma estrutura de conhecimento que pode auxiliar aos novos secretários a enfrentar os desafios do cargo e também permitir, cada vez mais, o aperfeiçoamento”, destacou.
Contando com a experiência de mais de quatro anos à frente da Secretaria Municipal de Educação (SME) e na condição de vice-presidente, Levy salienta que irá ajudar os demais secretários em tudo que for necessário. “Disponibilizarei a todos os representantes dos municípios, a experiência adquirida dentro dos quatro anos à frente de uma Secretaria de Educação. Os auxílios vão desde questões referentes a metas e objetivos da educação, até plano de cargos e salários, planejamento. Enfim, tudo aquilo que normalmente existe de dificuldade para o novo cargo. Quem chega a secretário de educação usualmente veio de sala de aula e, portanto, enfrenta uma dificuldade muito grande relacionada a áreas mais específicas, como a de gestão. Acredito que posso auxiliá-los no enfrentamento destes desafios”, enfatizou.
DESTAQUES
Os destaques do 7º Fórum estiveram relacionados à Conferência Nacional de Educação, que acontece em 2014, iniciando pelas etapas municipal e estadual a serem realizadas este ano. “Agora é o momento de discutir todo o sistema público de ensino, analisar as diretrizes utilizadas para a construção de políticas públicas nacionais e começar a organizar as etapas municipal e regional, visando dar suporte às próximas”, pontuou Levy. Outra abordagem foi quanto ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2011 a 2020 que ainda não foi concluído e conta com todas as questões relacionadas às diretrizes, metas e estratégias do plano a serem discutidas dentro da Conferência.
O terceiro foco tratou do Plano de Ações Articuladas (PAR), sistema disponibilizado pelo MEC cujas escolas podem informar sobre a situação das suas unidades escolares e a partir desse Plano receber desde obras até cursos de formação continuada, tendo em vista o melhoramento das estruturas e da qualidade do ensino nas instituições.
Foto: Undime
Nova diretoria do Undime eleita, da qual o secretário de Educação, Levy Rei de França ocupa o cargo de vice-presidente