O secretário de Governo de Rio Verde, Rubens Leão, participou hoje pela manhã, da inauguração da sede Regional da Agência Goiana do Sistema Prisional do Sudoeste. A sede foi instalada na rua Augusta Bastos, nº883 e conta com cinco salas, um auditório e um arquivo.
Estavam presentes na cerimônia o presidente da Agência, Edemundo Dias de Oliveira Filho, o diretor regional do Sudoeste, Rodrigo Ferreira Rodrigues, além de representantes das polícias Militar e Civil, agentes prisionais e populares.
De acordo com o Presidente da Agência, o objetivo desta sede em Rio Verde é descentralizar as decisões, que ficavam todas a cargo da central de Goiânia. “Estamos dividindo o Estado em oito regionais, dando assim mais independência de contratação, recursos financeiros, entre outras decisões, além de criar suas próprias políticas prisionais” explica.
Edemundo completa ainda que o trabalho da Agência Goiana do Sistema Prisional é garantir a execução penal com segurança e humanização, promovendo a re-inserção social da recuperação através de processos laboratoriais e sócio-educativos, buscando a participação e compromisso da sociedade através de trabalho, qualificação, educação, cultura e lazer.
Esta regional será responsável por 32 cidades da região e a previsão é de que até o final do ano as regionais assumam todas as cadeias públicas em sede de comarca. “Estaremos assim consolidando a política prisional que está estabelecida no Plano Diretor, que foi assinado o ano passado pelo Governador” afirma o diretor regional, Rodrigo Rodrigues.
O descerramento da placa de inauguração foi feita pelo Presidente da Agência, o Diretor Regional e pelo Secretário de Governo. Edemundo Dias explicou que a placa não continha nomes da equipe e sim uma frase de Mário Quintana, que foi colocada para homenagear personalidades brasileiras. A frase escolhida foi “Sentir primeiro, perdoar primeiro, agir primeiro e julgar depois”.
O secretário Rubens Leão destacou que a iniciativa de tentar humanizar as unidades prisionais vem de encontro com o desenvolvimento do Estado. “O prefeito, Paulo Roberto Cunha, tem a intenção de criar um novo contexto, investindo na educação e re-socialização, diminuindo assim a criminalidade que vem aumentando a cada dia no Brasil” concluiu o Secretário.