Esta quinta-feira, 14, foi de alegria e descontração na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odélio Guerra com o encerramento do “Projeto Circo”.
Com muita música e brincadeiras, os alunos do infantil ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino participaram de várias atividades. Thiago Carvalho da Silva, de 11 anos de idade e aluno do 5º ano, destacou que aprendeu muito com o projeto pela importância da cooperação.
Já Kayllainy Reis, de nove anos de idade e que cursa o 4º ano, disse que gosta de circo, principalmente das brincadeiras dos palhaços e que a programação repassou ensinamentos de alegria e amizade.
A educadora Inês Marina ressaltou que o ponto principal do projeto é a socialização, tendo em vista que o combate à timidez ainda é uma dificuldade a ser superada nas escolas. “Eventos como este, promovem a alegria, o coleguismo e estimulam a aprendizagem. Para as crianças tudo vira festa”, observou.
A professora responsável pela programação, Lisimeire Ferreira explicou que a iniciativa partiu da preocupação quanto ao resgate da cultura circense, porque muitas cidades deixaram de dar apoio ao circo. Ela comentou que aliou o dia nacional do circo, geralmente celebrado 15 de março, e o dia da poesia, comemorado dia 14. Desta forma, a arte e a leitura caminham juntas.
O projeto foi desenvolvido em duas semanas com musicais e peças teatrais. “As atividades motoras, oralidade e a socialização foram estimuladas com o apoio de cada educador. Os alunos amaram a apresentação e querem participar de todas as maneiras expressando a alegria e o desempenho de alguma forma”, compartilhou Lisimeire.
Foto: Tanabi Fedrigo
O projeto foi realizado em duas semanas com musicais e peças teatrais
Alunos da unidade se divertiram com as atividades oferecidas