A Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes (CRHD) e Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus (HIPERDIA) tem o objetivo de prevenir e alertar a população, através de diagnósticos e consultas, além de cadastrar e acompanhar os pacientes portadores de HAS e DM , visando o controle da doença, proporcionando melhor qualidade de vida.
Nesta segunda, dia 26, acontece a Campanha de Combate à hipertensão arterial. A proposta da mobilização é detectar novos casos de hipertensão arterial na população rio-verdense e alertar sobre a importância da medicação e tratamento e com isso tentar diminuir a incidência de complicações causadas pela pressão alta não controlada.
A campanha será no CRHD, localizado na Rua Nivaldo Ribeiro 421, Centro (em frente ao CAIS), das 07 às 17h. No local serão colocadas tendas e contará com profissionais prestando atendimentos como medição de pressão arterial, realização de tipagem sanguínea, glicemia capilar, avaliação com educadores físicos, além de outras ações. Além disto, será lançada a reinauguração da unidade, que foi reformada.
HIPERDIA
O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que a médio prazo poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 35% da população acima dos 40 anos no Brasil sofre de hipertensão arterial. Isso representa cerca de 12 milhões de pessoas. Já o diabetes atinge 11% dos brasileiros nessa mesma faixa etária, o que corresponde a quase 4 milhões de pacientes. Doenças muitas vezes evitáveis, com a adoção de hábitos saudáveis, hipertensão e diabetes provocam milhares de mortes todos os anos e geram altos custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Farmácia para hipertensos e diabéticos
A farmácia para hipertensos e diabéticos está agora localizada na secretaria de saúde, no endereço rua Joaquim Mota, nº 257, bairro Santo Antônio.
A farmácia tem o objetivo de distribuir medicamentos de forma consciente, visando aumentar a prevenção, detecção, tratamento e controle dos agravos da hipertensão e diabetes.
Para aprimorar e facilitar o atendimento, os pacientes hipertensos e diabéticos, contam com a orientação da farmacêutica Thirzan Alves Caetano Barillari. Para adquirir o medicamento, o paciente precisa apresentar o cartão de cadastro feito no HIPERDIA.