O prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, participou ontem, dia 6, da visita do ex. governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a feira Tecnológica Agrishow Comigo, onde falou aos presentes sobre o panorama do agronegócio hoje no país.
Paulo Roberto disse que a região em que Alckmin estava pisando é difusora de tecnologia e resultados positivos, mas que infelizmente enfrenta momentos difíceis, e isso se deve a política do governo Federal de super valorizar o dólar, o que impede que o setor agrícola continue a produzir. “Em um passado recente vimos uma Argentina quebrar, e quebrou exatamente porque tentou uma abertura, onde quis colocar o Peso (moeda da Argentina) e o Dólar no mesmo preço. Nós estamos indo pelo mesmo caminho” explicou o Prefeito.
O Prefeito explicou ainda que, no caso Argentina e Brasil, existe um contra-senso grande, quando o assunto é índice de crescimento. “A Argentina quebrou dois anos atrás e, no entanto, o seu índice de crescimento é superior ao do Brasil, que não quebrou. Algumas coisas estão erradas no meio do caminho, e essas distorções têm que ser corrigidas”, disse Paulo.
Agrishow Comigo
Como idealizador e um dos fundadores da Cooperativa Comigo, Paulo Roberto, se sentiu à vontade para falar do evento, que acontece no Municio pela terceira vez, e que apesar dos pontos negativos que a classe produtora enfrenta, trouxe para essa edição o que existe de melhor em termo tecnologia precisão, hoje, no País.
“Só mesmo uma diretoria como essa da Comigo, que dribla todas as circunstâncias negativas para realizar um evento com essa grandiosidade. Isso é motivo de orgulho para nós rio-verdenses”, falou emocionado o Prefeito.
Paulo Roberto explicou que a Cooperativa foi fundada em 1975, para suprir os problemas de secagem e armazenagem de arroz, que naquela época, eram secados nas ruas asfaltadas. “Era complicado para nós produtores secar no asfalto, porque qualquer chuva levava de 5 a 10 mil sacos de arroz para dentro do solo. Tínhamos grandes prejuízos. Mas foi assim que começamos a nossa vida”, falou Paulo.
Quando inauguraram a Comigo, segundo o Prefeito, foi um período de conhecimento, crescimento, desenvolvimento, resultados e aplicação de tecnologia que fez com que a região crescesse.
A industrialização começou através da Cooperativa em 1982, quando foi implantada a primeira industria de soja do interior do país. Todas as existentes no País naquela época eram litorâneas ou no sul do País. Foi aí que aconteceu a arrancada do desenvolvimento do Centro-Oeste. “A partir daí enxergaram que aqui não seria mais uma região de reserva de mercado, mas uma região alternativa de produção para a nossa economia brasileira”, disse, o Prefeito. Hoje a Comigo é uma das maiores cooperativas do País. “Se não somos a terceira maior, estamos entre as cinco cooperativas do país”, explicou Paulo.
Para o Prefeito, a Agrishow Comigo se diferencia das outras edições da Feira que acontecem em outras cidades brasileira ao longo do ano. “Se nós temos aqui o que existe de mais moderno no país em máquinas e equipamentos agrícolas, nós temos também perto de mil experimentos feitos pela nossa Cooperativa para buscar resultados positivos para a agricultura, seja na área de adubação, tecnologia, semente e grãos”, falou o Prefeito.
Para finalizar, Paulo Roberto disse que a região está clamando por justiça para que ela possa continuar produzir para o País. “É preciso que reveja com urgência políticas econômicas mais adequadas para nós produtores”, finalizou o Prefeito.