Com a presença de autoridades federais e estaduais, o prefeito Paulo do Vale entrega nesta sexta-feira, 20, o Hospital Materno Infantil Augusta Bastos. A obra teve um investimento total de R$ 51 milhões e começa a operar no dia seguinte, com uma estrutura inédita no interior do estado.
O principal ganho da ampla estrutura física e suporte diagnóstico para o atendimento de crianças, mães e gestantes são a maior agilidade, eficiência e comodidade para as famílias. O Hospital Materno Infantil Augusta Bastos vai beneficiar uma população de cerca de 1 milhão de habitantes no raio geográfico de Rio Verde.
O Materno Infantil oferece 29 leitos de internação pediátrica, 22 leitos de observação pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI Pediátrica, além de salas de emergência, leitos de isolamento, ultrassonografia, entre uma série de recursos antes inexistentes até na rede particular de saúde.
Idealizador do projeto, quando era secretário municipal de Saúde em 2011, o prefeito Paulo do Vale disse que o Hospital Materno Infantil Augusta Bastos é um sonho que foi construído com cada família que sabe o que é precisar de uma UTI Neonatal. “Cada mãe de Rio Verde colocou um tijolinho nessa obra”.
A partir de sábado, 21, tanto o Pronto Atendimento Pediátrico Bandeirantes quanto a antiga Maternidade Augusta Bastos, transferem 100% do atendimento para o novo Hospital Materno Infantil. Representante do Ministério da Saúde, o diretor de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Emergência, Nilton Pereira, disse que a ministra Nísia Trindade já garantiu recursos de custeio para a manutenção. “Poucas cidades do Brasil contam com essa estrutura”, parabenizou.
A inauguração do Hospital Materno Infantil Augusta Bastos será comemorada com dois grandes shows na sexta-feira, 20: Thiago Muniz às 19h e, em seguida, um grande espetáculo com o cantor Eduardo Melo.