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postado em 02 jun 2008 em Gabinete do Prefeito

Norte-Sul: Prefeito diz que ato despertou atenção do Brasil

O Prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, disse hoje que a realização do ato público da primeira audiência pública para tratar da implantação da interligação das rodovias Norte-Sul / Ferronorte, que aconteceu hoje pela manhã, no salão de eventos do Sindicato Rural de Rio Verde, já serviu para despertar a atenção do Brasil. “Esse ato já está tendo uma grande representatividade para a Cidade. Despertou a atenção da Cidade, de toda a imprensa do Estado e do setor empresarial mas o resultado grande será na hora que essa divulgação surgir e os empresário de todo o Brasil novamente voltarão seus olhos para nossa região”, salientou.   O Prefeito disse ainda que a importância estratégica de Rio Verde, na construção da ferrovia Norte-Sul é muito grande. “Na verdade a importância estratégica não é só de Rio Verde mas de Goiás. Porque na hora que você pega o Norte e interliga ao Sul você tem várias opções de exportação. Buscando melhores mercados e por onde soltar os produtos para chegar a estes mercados. Tanto poderemos soltar por Paranaguá como por Itaqui. Então dá uma diferença para nós de opções comerciais maiores e mais ainda porque está se pensando na ligação com o (oceano) Pacífico. Assim nós vamos estar inteiramente ligados com todas essas oportunidades”, explicou o Prefeito.   Audiência Rio Verde foi o município escolhido para sediar a primeira audiência pública para realização deste ato público. O evento conta com a presença de representantes das três esferas públicas. Estão participando da solenidade o prefeito Paulo Roberto; o governador do Estado Alcides Rodrigues; o presidente da Valec, Francisco das Neves (Juquinha); o vice-governador do Estado do Tocantins, Paulo Sidney, o secretário Leonardo Veloso; o secretário de Planejamento de Goiás, Othon Nascimento; prefeitos de vários municípios que serão cortados e que estarão à margem da ferrovia (Açailândia, Porto Franco, Araguaína, Guaraí, Alvorada do Norte, Porangatu, Uruaçu, Ouro Verde, Anápolis, Rio Verde, Aparecida do Taboado, Santa Fé do Sul ), além de representantes políticos, empresariais e produtores.   Inauguração De acordo com o presidente da Valec, Francisco das Neves, o Juquinha, o trecho da ferrovia Norte-Sul que cortará Rio Verde, deverá iniciar as obras no ano que vem e ao que tudo indica já deverá ser inaugurado em 2010. “Pretendemos inaugurar essa obra no mais tardar até 2011.Que dizer a ferrovia Noter-Sul que antes estava programada para chegar até Anápolis, hoje vai fazer o verdadeiro papel de Norte-Sul, passando aqui por essa região chegando à São Paulo. A Valec recebeu mais 5.500 quilômetros e vai construir também a ferrovia Leste-Oeste. Teremos ai uma malha de bitola larga que vai promover uma velocidade de 80 a 100 quilômetros por hora, hoje nós estamos trabalhando com 18 a 20 km/h, e assim nossos produtos poderão chegar na Ásia diminuindo o tempo em 45 dias”, explicou Juquinha.   Segundo ele, isso naturalmente vai reduzir os custos com o frete, vai retirar as cargas pesadas das estradas, evitando assim gastos com manutenção nas nossas rodovias, promovendo assim o desenvolvimento. “Vamos entregar o trecho de Anápolis até o final do ano que vem e a inauguração deverá ser feita até maio de 2010. Aqui em Rio Verde, devido à amizade que eu tenho com o prefeito Paulo Roberto Cunha, eu farei todos os esforços para que no ano que vem a gente já faça o leilão, que está previsto para bater o martelo no mês de março, vendendo a um preço de subconcessão por R$ 2,5 bilhões. E a construção, graças a sua intervenção Prefeito, vamos iniciar a obra de São Paulo para rio Verde e se Deus quiser poderemos inauguraar até o final de 2010 também”, adiantou .   Segundo Juquinha Rio Verde está contemplada neste projeto. “Nós viemos aqui hoje para mostrar isso ao nosso querido prefeito Paulo Roberto Cunha, ou seja, a força que o Governo Federal está dispendendo para mudar a matriz de transporte brasileiro, inserindo o seu modal ferroviário”, destacou o presidente da Valec.   Juquinha aproveitou para falar sobre as frentes de obras da Ferrovia em Goiás. Segundo ele a frente que trabalha no trecho de Anápolis está caminhando bem. De acordo com ele, as obras a partir de agosto devem entrar em sua velocidade e intensidade plena, com suas 17 frentes de trabalho, neste trecho, quando entraremos de vez no período da estiagem. “Ai vocês vão ver 24 horas por dia, 17.500 empregos diretos e mais 50 pessoas trabalhando em empregos indiretos.   Ao todo a Ferrovia terá uma extensão de 711 quilômetros passando dentro do Estado de Goiás. “Rio Verde é um pólo-industrial fortíssimo, é uma Cidade que vem sendo administrada com muita competência, os investimentos feitos aqui são importantíssimos. Acredito que Rio Verde terá uma das maiores estações modais de porto seco do  mundo”, frisou.   O governador do Estado Alcides Rodrigues também ressaltou a importância da ferrovia para Goiás e para o Pais e disse que Rio Verde, que é um dos mais importantes pólos de produção agropecuária do País já está com todos os seus produtos prontos para exportá-los.   “A ferrovia é o meio de transporte que mais integra regiões e de maior rapidez. Todos os paises desenvolvidos do mundo tiveram durante o seu avanço as ferrovias e agora nós teremos o prosseguimento do transporte ferroviário em várias partes do Brasil. Assim nossos produtos ganharão maior competitividade no mercado exterior”, destacou o Governador.   Publicação Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição extra 89 A, de 12 de maio, a Medida Provisória 427, assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 09 de maio, autorizando a licitação para construção dos 3,1 mil km da ferrovia Norte-Sul, que vai se interligar com a Ferronorte. O novo trecho vai cortar seis estados brasileiros (PA, MA, TO, GO, MS e SP) e um dos trechos passará por Rio Verde (Ouro Verde/GO a Aparecida do Taboado/MS). A conclusão dos estudos está prevista para outubro deste ano e a obra estará finalizada em julho de 2011.   Licitação Logo em seguida foram abertos os processos licitatórios. O primeiro, a concorrência realizada em 10 de abril, foi para contratação de empresa especializada para execução de Serviços de Levantamento,estudo e Projeto de Desenvolvimento do Potencial de Produção de Biocombustível na Área de Influência da ferrovia Norte-Sul.O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, por meio da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A -, também publicou no início deste mês no DOU o edital de licitação para concorrência para contratação de empresa de consultoria para realização de serviços para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental, inclusive audiências públicas necessárias visando à obtenção de Licença Prévia (LP) para implantação da interligação das ferrovias Norte-Sul e Ferronorte – trecho entre Ouro Verde e Aparecida do Taboado/MS. A concorrência será aberta às 10 horas do dia 19 de junho de 2008.   Ferrovia A Ferrovia Norte-Sul, que liga Belém a Rubinéia, tem extensão de 2.629 quilômetros. Destes, o trecho concluído vai de Açailândia a Araguaína e os trechos em construção são: Araguaína a Palmas e Anápolis a Uruaçu. A previsão é a implantação dos trechos que ligam Belém e Açailândia, Anápolis e Rio Verde e Rio Verde até Rubinéia, além da licitação em torno do trecho de Palmas a Uruaçu.   Situação atual de Goiás: - TRECHO URUAÇU – ANÁPOLIS § Extensão: 280 km - 5% executados § Conclusão: até o 2º semestre de 2009   - TRECHO URUAÇU – PORANGATU § Extensão: 147 km § Ordem de serviço: abril de 2008   - TRECHO ANÁPOLIS – RIO VERDE § Extensão: 300 km § Conclusão: até dezembro de 2011   - TRECHO RIO VERDE – RUBINÉIA (SP) § Extensão: 380 km § Conclusão dos estudos: outubro de 2008 § Conclusão da obra: julho de 2011                                                                             

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