
A fim de aprimorar os conhecimentos sobre o implante contraceptivo subdérmico Implanon, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação voltada para os médicos da Atenção Primária a Saúde que farão a aplicação do dispositivo. A qualificação ocorreu através do Núcleo de Qualidade e Educação Permanente da Atenção Primária a Saúde (NQEP-APS), que está deste do início do projeto realizando os fluxos, protocolos e alinhamento com a Assistência social devido a demanda das pacientes. Este projeto está ligado diretamente com a Assistência social juntamente com a Gerência da Mulher da APS.
O treinamento iniciou com o conteúdo teórico, no qual os médicos foram apresentados aos principais pré-requisitos de aplicação, etapas de implantação e técnicas do método contraceptivo hormonal de longa duração.
O Implanon é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Ele tem ação duradoura de até 3 anos, sendo possível a sua remoção. O dispositivo atua na liberação do hormônio derivado da progesterona – o etonogestrel de porções inferiores às presentes na pílula.
O procedimento de inserção do Implanon, é realizado nas clínicas da família de forma gratuita, em mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As interessadas devem procurar o CREAS ou o CRAS, para uma avaliação.