A Fundação Municipal de Cultura (FMC) e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, visando a preservação de todo o valor histórico e cultural, realizaram o tombamento de importantes símbolos culturais da nossa região.
Através do Decreto nº 1.239/2014 ficaram assim tombados como patrimônios artísticos e culturais de Rio Verde, a Estátua do Cristo Redentor, o Portão do Antigo Cemitério, a Árvore Barriguda (Canteiro central da Avenida Pedro Ludovico Teixeira), o Relógio do Sol, a Banda Municipal “Filadelfo Jorge da Silva” e a Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde.
De acordo com o presidente da FMC, João Orlando Cruvinel de Lima, a cultura do município está sendo valorizada. “Estamos trabalhando para que as gerações futuras possam conhecer um pouquinho da história da nossa cidade e para manter viva os dois símbolos musicais, que é a centenária Banda Municipal e a Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros. Com certeza, todo o município e Goiás ganha com ações como esta. Estamos promovendo a valorização da nossa cultura”
Portão do Cemitério Dom Miguel – Foi construído pelo intendente Frederico Gonzaga Jaime em 1906. Tornou-se fonte histórica, pela arquitetura da época, que manteve as características até os dias de hoje.
Banda Municipal “Filadelfo Jorge da Silva” -Foi fundada em 1893, pelo músico, compositor e maestro Manoel Veruna. Era composta pelos músicos: Cristiano Arantes, Francisco Cabral, Filadelfo Jorge da Silva e outros. A Banda teve períodos de esquecimento, passou por vários dirigentes, mas a partir de 1924, “Filadelfo Jorge da Silva” assumiu sua direção e a consolidou. Em 1989, houve uma reestruturação da Banda Municipal e em 2004, através do PRONAC, a Banda foi contemplada com reformas e aquisições de novos instrumentos. Através da Lei n..º 5012 de 2005, a Banda Municipal passou a fazer parte integrante da Fundação Municipal de Cultura.
Relógio do Sol- Foi construído em julho de 1967 pelo professor Haley Garcia, um andarilho que percorria o mundo transmitindo suas experiencias. O monumento encontra-se edificado no pátio do colégio do Sol. Era usado como ferramenta pedagógica, na base circular estão indicados os pontos cardeais e colaterais, logo abaixo do mostrador, o plano inclinado, uma especie de janela mostra o eixo da terra. A qualquer hora do dia ou da noite, olhando pela janelinha é possível visualizar o Cruzeiro do Sul.
Árvore Barriguda- espécie tipica do cerrado, que encontra-se no canteiro central da Avenida Pedro Ludovico Teixeira. Tornou simbolo da cidade de Rio Verde, sendo um dos pontos visitados na época de sua floração.
Estátua do Cristo Redentor- Foi erguida no pátio da Praça João Paulo II, em frente a Rodoviária “Nêgo Portilho”, e inaugurada em 30/01/1983.
Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde- Foi criada em 2002, por meio do Programa de Apoio à Cultura, através da Lei 4.259/2002 e representa um importante patrimônio musical e instrumental, por meio de violão, viola, acordeom e berrante, cultivando o resgate da música sertaneja raiz. Mantida pela Prefeitura de Rio Verde por meio da Fundação Municipal de Cultura.