INFORME TÉCNICO
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) Goiás e Vigilância Epidemiológica de Rio Verde alerta para o aumento crescente de casos de conjuntivite que está ocorrendo em alguns municípios do Estado de Goiás. A doença ocorre em qualquer época do ano, no entanto sua incidência é mais frequente no verão. Através deste informe esclarecemos o que é a doença e as principais medidas de prevenção, com intuito de reduzir a propagação da doença no nosso município.
CONJUNTIVITE
A conjuntivite é uma caracterizada pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, freqüente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são:
∙ Olhos vermelhos e lacrimejantes;
∙ Pálpebras inchadas;
∙ Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
∙ Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
∙ Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
∙ Coceira;
∙ Fotofobia (dor ao olhar para a luz);
∙ Visão borrada;
∙ Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.
PREVENÇÃO
É difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir uma conjuntivite, que são:
∙ Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
∙ Evite compartilhar toalhas de rosto.
∙ É fundamental lavar as mãos com frequência, e aderir ao uso do álcool em gel e sabão neutro e não coloque-as nos olhos.
∙ Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).
∙ Evitar banhos em águas sujas e lugares com aglomeração de pessoas, locais como esses podem ser agentes de contaminação da conjuntivite.