Para mostrar os programas desenvolvidos na Saúde rio-verdense, a Secretaria de Comunicação preparou doze painéis de 1,30 x 2, com fotos e informações, que estão montados no salão de Eventos do hotel Thermas Di Roma, onde acontece até sábado, dia 11, o evento.
O secretário de Saúde de Rio Verde, Eduardo Martins, fará, amanhã, uma palestra sobre o programa de Assistência do Soro Positivo desenvolvido no Município.
“Esse encontro possibilitará a nós, secretários de Saúde e toda equipe ligada a área, uma troca de experiência e de conhecimento”, explicou o Secretário .
O Evento
No evento estarão presentes gestores municipais de saúde, técnicos e profissionais do setor, juntamente com Universidades e instituições ligadas à saúde pública dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As oficinas do dia 9 serão: . Atenção Básica em Saúde - que mostrará a organização da rede de unidades-; acolhimento; resolutividade; integralidade; estratégia de saúde da família; intersetorialidade; promoção da saúde; acesso à atenção especializada; referência e contra-referência; ações sistematizadas (programas); grupos especiais e linhas de cuidado; vigilância em saúde; referência hospitalar na atenção básica e assistência farmacêutica básica. . Economia da Saúde - que explicará a EC 29, que é o cumprimento por parte das três instâncias do SUS e sua regulamentação; alocação voltada para as desigualdades regionais; SIOPS - Gestão do Trabalho em Saúde (que é a desprecarização); plano de carreiras, cargos e salários; espaços de negociação; educação permanente. . Apoio integrado ao processo de descentralização - que mostrará diretrizes, estratégias e ações desenvolvidas pelo DAD/MS (Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde), no sentido de fortalecer o processo de descentralização da gestão para estados e municípios. Neste dia haverá, também, um seminário para discutir as estratégias de integração entre a Assistência e a Vigilância em Saúde. No dia 10, os participantes assistirão a palestra com o tema “Conasems na construção na gestão do SUS – Teses e planos de ação”. Haverá, ainda, mesas redondas com os temas: Gestão de trabalho do SUS; A estratégia de saúde da família na reorganização da atenção básica da saúde; Controle interno e externo no SUS; Financiamento com equidade em saúde; Pacto de gestão X responsabilidade sanitária; Troca de experiências entre gestores municipais. Durante todo o dia 11, sábado, os expositores estarão nos estantes para explicar aos participantes os temas e assuntos desenvolvidos em cada um dos municípios participantes, o que inclui Rio Verde. “A presença neste evento é importante para Rio Verde para que, quem sabe, participar do Congresso Nacional que acontecerá em junho deste ano, na cidade de Recife”, concluiu o Secretário.