O ano de 2010 contou com muitos investimentos na área da Educação em Rio Verde. Entre eles, vale lembrar a reforma das 71 unidades escolares da rede, o estímulo à educação na prática, a atualização dos professores e a interação com a comunidade escolar.
Os resultados puderam ser comprovados com a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no dia 5 de julho deste ano, o qual revelou a média nacional do IDEB nota 4,4 para os anos iniciais e 3,7 para os anos finais da Educação Básica. A Educação de Rio Verde - anos iniciais - está entre a melhor do Brasil com a média 5,7 e nas escolas dos anos finais, a média foi de 4,2, em que todas as escolas superaram o índice do Brasil e o índice do Estado de Goiás, com médias: 4,9 e 3,8 respectivamente. Destacaram-se neste contexto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Alberto Leão – 2ª nota de Goiás – média 6,9 (a escola de maior nota, 7,1 localiza-se em Goiânia e é uma escola de tempo integral) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Selva Campos Monteiro – média: 6,5. Quatro escolas conseguiram nota 6,0, atingindo o ranking internacional, são elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edsel Emrich Portilho; Escola Municipal de Ensino Fundamental Nusa Machado; Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Barbosa Neto; Escola Municipal de Ensino Fundamental Olinda Ataydes. Destacam-se ainda as escolas de 8ª série/9º ano: Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental São José do Pontal –média: 5,6; Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Vale do Rio Doce – média 5,3; Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Selva Campos Monteiro – média: 5,2. Entre os projetos realizados pela Secretaria destacam-se:· Segurança no Contexto Educacional – que teve por objetivo promover a paz nas unidades escolares e resgatar valores
· Baú do livro e Biblioteca Itinerante – de forma lúdica e atrativa tanto o baú, como a kombi da Biblioteca Itinerante (que foi equipada de maneira que chamasse a atenção dos alunos) os projetos visaram despertar nas crianças o gosto pela leitura
· Coral das Escolas – promoveu a disciplina, envolvimento, desenvolvimento, visando acabar com a timidez, por meio da interação com a música.
· Escola de Iniciação Esportiva – utilizando o esporte como educação, prevenindo que as crianças tenham contato com as chamadas “más companhias”.
· Escola de Período Integral – a escola está tirando crianças e jovens das ruas e proporcionando a eles o acesso a atividades extracurriculares.
· Grêmio Escolar Mirim- desenvolveu a formação de lideranças, desde cedo nas unidades.
· Profoco - Outro destaque no ano de 2010 foi Programa de Formação Continuada da Educação Infantil (Profoco) para Matemática e Português. O projeto é direcionado para os professores e visa aprimorar a prática pedagógica por meio de aulas teóricas e práticas, envolvendo os conteúdos. O Programa contou com dez encontros presenciais, totalizando 30 horas, sendo 10 horas de atividades práticas desenvolvidas pelas cursistas, em sala de aula, num total de 40 horas.
· Pró-Letramento - A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Pará, trouxe para Rio Verde, o “Pró- Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação”. Este é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. O programa é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores graduados que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
· Revitalização das Bibliotecas
· Transporte Escolar – Em setembro último, no estacionamento do Estádio Mozart Veloso do Carmo foi realizada a entrega oficial de 128 veículos para o transporte escolar. Veículos estes obtidos por meio de licitação, em que a empresa vencedora foi a Cooperativa do Transporte Escolar e Passageiros do Sudoeste (Cootralar). Esta foi uma das principais iniciativas do prefeito Juraci Martins que vendo o estado de conservação dos antigos veículos, os quais tinham em média 22 anos, pediu a renovação total da frota que tem agora em média seisanos.
· Implantação das Hortas Escolares - A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Instituto Federal Goiano, desenvolveram o Projeto “Hortas Escolares”. O objetivo é buscar a apropriação pelos alunos e professores de uma ferramenta pedagógica para a melhoria do ensino das matérias curriculares tradicionais, além de promover a melhoria da merenda. Nelas são plantadas alface, couve, abobrinha, couve-flor, tomate, cebolinha, repolho e salsa, além de outras hortaliças.
· Pró-Crescer - A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Saúde lançou no dia 24 de maio de 2010 o projeto “Pró-Crescer - Programa de atenção à saúde das crianças”. O programa foi realizado nas Creches e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) em Rio Verde. Seus principais objetivos foram: a estimulação, alimentação adequada, supervisão de imunização e vigilância do desenvolvimento e crescimento, visando prevenir doenças e acidentes, trabalhando também com as famílias das crianças, através da conscientização por meio de palestras. A equipe que realizou os atendimentos foi composta por odontólogo, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga, técnico em enfermagem e estagiários do curso de Farmácia da Fesurv, com supervisão da Professora Mestre, Marilúcia Fonseca Zaidem.
· Mergulhando no sabor do saber – Foi iniciado no dia 23 de março de 2011 com encerramento no dia 26 de junho. Teve como objetivo estimular e promover mudança de comportamento relacionado à alimentação saudável; ao valor nutritivo dos alimentos; à necessidade orgânica; à influência na economia; aos hábitos de higiene do corpo e dos alimentos; à mastigação correta e aos agentes poluidores do meio ambiente, para que a criança possa adquirir autonomia no cuidado com o corpo e com meio em que vive. Além disso, o projeto visa despertar nas crianças a curiosidade sobre o assunto, tornando um encontro estimulante entre o tema e o conteúdo, a fim que se promova, com mais eficiência, o processo ensino – aprendizagem da sala de aula. Dessa forma, o aluno poderá construir seu conhecimento por meio de experiências e brincadeiras, sendo crítico de pensamento criativo, transformador e autônomo.
· Projeto Pirlim Pim Pim – foi criado com o intuito de despertar nas crianças do núcleo II da educação infantil o interesse pela leitura, por meio do trabalho com o lúdico, integrando leitura, teatro e música. Durante o projeto as crianças confeccionam livros com a biografia de alguns autores como Ruth Rocha, Ziraldo, Monteiro Lobato e livros com sua autobiografia contendo histórias criadas pela turma.
· Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. O Programa faz parte dos trabalhos realizados pelo desenvolvimento do Projeto de Segurança no Contexto Educacional. Dezenove escolas da rede municipal de ensino foram beneficiadas, com a participação de 1.256 alunos do 5º ano. As aulas pelo Proerd começaram em maio deste ano e foram realizados 10 encontros por unidade escolar, ministrados pelo soldado da Polícia Militar e coordenador do Proerd, Cleybe Peres.
Fotos: Washington Oliveira
A Secretaria por meio da Diretoria de Desporto e Lazer atuou no apoio e realização de Campeonatos
Em 2010 a maneira de educar foi renovada com atividades práticas e lúdicas
O projeto Segurança no Contexto Educacional conscientizou mais de 1.000 alunos
Secretário de Educação, Levy Rei de França em evento promovido pela Secretaria