Aulas de equoterapia começam segunda-feira
O convênio para início do projeto foi assinado, em maio do ano passado pelo prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, juntamente com vice, Leonardo Veloso do Prado, e as entidades, Fesurv e Sindicato Rural para o funcionamento de do de equoterapia em Rio Verde.
De lá para cá o Projeto vem atendendo, gratuitamente, cerca de 50 crianças portadoras de necessidades especiais. Agora, após o recesso de final de ano, as aulas retornam. Atualmente as aulas são ministradas de terça a quinta-feira, no período matutino e as sextas à tarde.
Como funciona
A equoterapia é baseada na prática de atividades eqüestres e técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental.
Na parte física, o praticante da equoterapia é levado a acompanhar os movimentos do cavalo, tendo que manter o equilíbrio e coordenação para movimentar simultaneamente tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro de seus limites. O movimento tridimensional do cavalo provoca um deslocamento do centro gravitacional do paciente, desenvolvendo o equilíbrio, a normalização do tônus, controle postural, coordenação, redução de espasmos, respiração, e informações proprioceptivas, estimulando não apenas o funcionamento de ângulos articulares, como o de músculos e circulação sangüínea.
Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a auto-confiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, cor, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, analise e sintese, raciocínio, e vários outros aspectos.
Na esfera social, a equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, melhorar sua auto-estima, diminuir antipatias, construir amizades e treinar padrões de comportamento como: ajudar e ser ajudado, encaixar as exigências do próprio indivíduo com as necessidades do grupo, aceitar as próprias limitações e as limitações do outro.
Inscrições
Os pais interessados em colocar seus filhos nas aulas de Equoterapia podem procurar o coordenador do projeto, Alfenir Júnior, pelos telefones: (064) 9618 5011 ou 3613 0285.