A qualidade do ensino nas redes municipal e estadual de Rio Verde foi recentemente reconhecida em um dos mais prestigiosos eventos do país. Os estudantes Hauder César Faria Bernardes Filho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto Leão, e Maria Julia Pinheiro de Brito, do Colégio Estadual Miltes Furquim de Oliveira, conquistaram as medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023. Os estudantes foram os únicos alunos de uma escola municipal e estadual em todo o estado a alcançar este feito, destacando-se entre milhares de participantes de todo o Brasil.
A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira, 11 de junho, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja), os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana. A professora Suely Druck, uma das idealizadoras da OBMEP, também marcou presença.
No estado de Goiás, um total de 11 estudantes foram premiados, sendo 8 de escolas públicas e 3 de instituições privadas. E Rio Verde foi representado com esses dois estudantes destaques.
A conquista de Hauder César Faria Bernardes Filho é um testemunho da excelência e dedicação dos professores e gestores da rede municipal de ensino de Rio Verde. A premiação na OBMEP reflete não apenas o talento individual dos estudantes, mas também o comprometimento da escola e da Secretaria Municipal de Educação com a formação de qualidade.
Essa vitória coloca Rio Verde no mapa nacional da educação, servindo de inspiração para estudantes e educadores de todo o estado e destacando a importância de investimentos contínuos na educação básica. O sucesso dos estudantes rio-verdenses na OBMEP 2023 reafirma a cidade como um celeiro de talentos e promete um futuro brilhante para a juventude local.
O desempenho excepcional na Olimpíada de Matemática é motivo de orgulho para toda a comunidade de Rio Verde e reforça o compromisso da rede municipal com a promoção de uma educação de qualidade, capaz de transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.
Premiados OBMEP 2023:
PRATA - NACIONAL
- Amanda Baldin Pontes – EMEF Profº Luiz Alberto Leão
BRONZE - REGIONAL
- Amanda Baldin Pontes – EMEF Profº Luiz Alberto Leão
- Levi Sena Santos – EMEF Profª Selva Campos Monteiro
- Emily Maria Costa de Morais – EMEF Antônio Gomes de Lima
MENÇÕES HONROSAS
- Levi Sena Santos – EMEF Profª Selva Campos Monteiro
- Eduardo Duarte Peres – EMREF Escadinha do Futuro
- Vitória Mendes Ferreira – EMREF Vale do Rio Doce
- Alice Oliveira Santos – EMREF Escadinha do Futuro
- Emily Maria Costa de Morais – EMEF Antônio Gomes de Lima
- Enzo Cecílio Ceciliano – Profª Selva Campos Monteiro
- Klayton Nunes Barreto – EMEF Areno Martins Vieira
- Myzael Sousa Soares – EMEF Profº Clóvis Leão de Almeida
- Gustavo de Oliveira Sousa – EMEF Antônio Gomes de Lima
- Anna Julia Brito Gomes – EMEF Profº Clóvis Leão de Almeida
- Luana Barceló Almeida – EMEF Profº Luiz Alberto Leão
- Joan Paulo Miranda Leite – EMREF Vale do Rio Doce
- Mirella Pires Rabelo Paulina – EMEF Profº Luiz Alberto Leão
- Marcos Wender Salviano da Silva – EMEF Profº Clóvis Leão de Almeida