Itumbiara (GO) quer se tornar um pólo sucroalcooleiro. A idéia, segundo informou a prefeitura, é trazer empresas de toda cadeia da cana-de-açúcar para a cidade e desenvolver mão-de-obra qualificada, uma vez que o município já se torna pequeno, em espaço físico, para a instalação de novas usinas.
A Prefeitura de Itumbiara informa que hoje já existem cinco unidades: a CNA, que começa a moer cana ainda em 2008; a Panorama, do grupo Vale do Verdão, que já está moendo cana; a Goiasa 2, do grupo Construcap; a Intel, que ainda será instalada; e a Santa Luzia, que já está plantando cana.
Dos 275 mil hectares do município, segundo estimativas da prefeitura, cerca de 170 mil hectares serão plantados até 2012.
A localização da cidade, ao sul do estado de Goiás e na divisa com Minas Gerais, é um dos pontos citados como vantagem para a criação desse pólo. Uma das empresas que já deve se instalar na cidade, de acordo com a prefeitura, é a Raesa, de tubos de alumínio, distribuidor de linhaça e irrigação.
Texto: Isabelle Moreira Lima
http://colunas.g1.com.br/redacao/category/g1-na-rota-da-cana/