Quarenta e três escolas, abrangendo as unidades da zona urbana, rural e dos distritos estão envolvidas no processo eleitoral do Grêmio Estudantil. As eleições para a escolha do grêmio acontecerá no dia 16, das 8h às 17h.
A rede conta nesta eleição com mais de 150 chapas e a pré-campanha do grêmio Estudantil, que começou essa semana, já movimenta as escolas, aproximadamente 300 candidatos divididos entre presidente, secretário e tesoureiro desejam fazer parte do novo Grêmio Estudantil 2016/2017.
Nas EMEFs Antônio Vieira de Moraes, Profª Balbina Campos e Profª Maria Dulce R. Duarte Barbosa, os estudantes estão super empenhados com a campanha; eles produziram cartazes com as propostas das chapas mostrando para os alunos nas salas, e no momento do recreio.
A Coordenadora do Grêmio Estudantil da SME, Devani Girotto, visitou as três escolas na manhã de hoje, 8, e pôde comprovar o quanto os estudantes e as coordenadoras dos grêmios escolares, estão dedicados na campanha e principalmente conseguir arrecadar melhorias para a escola.
Segundo Devani, “desde fevereiro o trabalho de conscientização para a importância do processo eleitoral do grêmio estudantil vem sendo feito. Até o momento visitei 30 escolas, e juntamente com as coordenadoras dos grêmios escolares, estamos orientando os alunos sobre como desenvolver as propostas durante o ano, já trabalhamos o dinamismo a desenvoltura dos alunos, para despertarem a liderança em cada um deles dentro da sala de aula, conhecer melhor os colegas e ser elo entre eles e a escola; conscientizamos sobre o patriotismo, a cidadania com os deveres e direitos do cidadão, atitudes éticas, respeito e amor ao próximo; explicamos que o papel do grêmio estudantil é cumprir as leis e as normas da escola, serem exemplos para os outros alunos e terem metas para que sejam exercidas; ainda esclarecemos as funções do presidente, secretário e tesoureiro. Comentamos a importância do engajamento dos pais, pois eles autorizam a participação dos filhos e ajuda os estudantes no progressos para a escola", pontuou.
O Grêmio Estudantil acontece 1 vez ao ano. Foi estruturado na rede Municipal, no ano de 2009, com a finalidade de formar lideranças. Este projeto faz com que os estudantes aprendam a planejar, pesquisar, gerir a verba pública e prestar contas dos valores, sendo tudo a serviço da coletividade. 3% dos recursos do PDEM (Programa Dinheiro na Escola Municipal) são colocados à disposição dos Grêmios.
A eleição do Grêmio Estudantil está marcada para acontecer na quarta-feira, 16 de março.
Pré-campanhas do grêmio estudantil movimentam as escolas