O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realizou uma análise em várias escolas públicas urbanas do país, por meio do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB).
Em Rio Verde, das 59 escolas municipais relacionadas, 30 foram pesquisadas e 20 tiveram média entre 4 e 4,9, sendo que a média estadual foi de 3,9. O Município teve sete escolas que apresentaram média superior a 5. A Escola Adeventista de Rio Verde alcançou a maior média estadual 5,9 e uma das maiores do País. Veja a comparação do Brasil com uma média de 3,8 e dos estados que alcançaram as melhores posições como Minas Gerais e Paraná 5, Distrito Federal e São Paulo 4,5, Rio Grande do Sul 4,2, Santa Catarina 4,3, Goiás 3,9 e a cidade de Rio Verde 5,9. “Estes números mostram o quanto o prefeito Paulo Roberto Cunha investe na educação pública e fez com que Rio Verde se tornasse referência nacional na área”, diz a secretária de Educação, Lúcia Batista. Mesmo com a boa média conseguida pelas escolas da Cidade, a Secretária seguiu hoje para Brasília, para fazer gestão junto aos órgãos federais da Educação, para viabilizar recursos para a construção de mais salas de aula e reforma de escolas. Para Paulo Roberto Cunha, a divulgação destas médias foi recebida com bastante alegria, já que quando assumiu a Prefeitura, em 2001, a rede pública tinha pouco mais de 10 mil alunos e hoje conta com quase 20 mil. “No ano passado, Rio Verde esteve entre os cinco municípios nacionais, escolhidos pelo Ministério da Educação, para receber o Projeto Presença, e hoje estamos entrando para a lista das melhores escolas do Brasil entre as 62 que possuem nível de ensino de países desenvolvidos. Esta conquista é devido à dedicação de professores, diretores e de todos que trabalham nesta área. Todos lutam muito para que nossas crianças sejam profissionais exemplares no futuro”, diz orgulhoso. A Prefeitura investe na Educação Municipal, todos os meses, 28% de sua arrecadação. A obrigatoriedade é que 25% seja repassado para a área, mas além desta porcentagem, Paulo Roberto faz questão de injetar mais 3%. Na próxima semana, o Prefeito vai se encontrar com as diretoras das escolas que tiveram os melhores desempenhos.IDEB
Com a projeção do IDEB por escola, os gestores e a sociedade em geral conhecerão as metas intermediárias que cada instituição deverá atingir, de dois em dois anos, até 2021, para que o Brasil alcance as metas nacionais estabelecidas pelo Plano do Desenvolvimento da Educação (PDE). Essas metas são 6, 5,5 e 5,2, para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio, respectivamente. Lançado em abril deste ano pelo INEP, o IDEB se baseia na lógica de que o sistema de ensino ideal é aquele em que todas as crianças e adolescentes têm acesso à educação, não desperdiçam tempo com repetências ou abandonos. Com o IDEB, se um sistema de ensino retiver seus alunos mais fracos para obter notas maiores no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) ou na Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, podendo diminuir seu valor e indicar a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, os resultados das avaliações poderão cair e, neste caso, o valor do IDEB indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. A inovação está no monitoramento objetivo de cada rede e cada escola do sistema de ensino brasileiro, em termos de diagnóstico e norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional. Este resultado foi divulgado ontem, 21, através do site www.inep.gov.br