A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde (Adefirv) e do Programa Reabilitar Itinerante se prepara para entrega dos equipamentos, que está marcada para os dias 29,30 e 31 de julho, atendendo cerca de 110 portadores de necessidades especiais. A abertura oficial ficou para a terça-feira, 30 na sede da entidade.
Vale destacar que todos os aparelhos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas, cadeira higiênica, andador, bengala e muleta), são feitos de acordo com altura, peso, largura e deficiência do paciente, conforme medição realizada anteriormente.
Sobre o Programa
O Reabilitar é um programa do Ministério da Saúde, gerenciado pelo Hospital Vila São Cottolengo, que tem por objetivo atender pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais, através da doação de aparelhos. O Hospital São Cottolengo é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência no atendimento de habilitação e reabilitação física e auditiva. A unidade mantém o Programa Reabilitar – de medicina física e auditiva.
Devido à necessidade de estender o Programa Reabilitar a outras cidades e entidades, foi criado, em 2005, a edição itinerante, que funciona por meio de parcerias com os municípios atendidos pelo Programa