A Secretaria de Agricultura do Município de Rio Verde, juntamente com a superintendência municipal da agricultura familiar,está realizando com os pequenos produtores rurais familiares da comunidade do São João, trabalho de assistência técnica na atividade de olericultura, proporcionando o cumprimento da Lei 11.947 de 16 de junho de 2009 - Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A região do São João possui expressiva produção de leite e também a bovinocultura de corte. Com o intuito de diversificar a produção, pequenos produtores estão apostando no cultivo do tomate de mesa.
Já foram plantados quase 5.000 pés do fruto, com produção estimada em 40.000kg. O tomate é uma hortaliça frutífera de porte herbáceo, pertencente à família das Solanáceas. Esta família inclui também outras espécies conhecidas de plantas, como a batata, o tabaco, os pimentos e a berinjela. O consumo dos frutos contribui para uma dieta saudável e bem equilibrada. Estes são ricos em minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais, açúcares e fibras dietéticas. O tomate contém grandes quantidades de vitaminas B e C, ferro e fósforo, explica Orlando C. Pina Filho Eng. Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura que presta assistência técnica aos produtores.
Segundo relato do produtor Sr. Hugo Luz “o motivo que me leva a trabalhar com olericultura é para despertar nos colegas da vizinhança, também pequenos produtores de leite, que é necessário a diversificação, pois apenas com o leite, o produtor fica dependente de uma só atividade”.
A produção será destinada ao atendimento do programa da merenda escolar, através de aquisição pelas escolas, creche e entidades beneficentes. Parte excedente será comercializada nas feiras e no comércio local.