Com o objetivo de estimular a preservação do meio-ambiente e reduzir o impacto ambiental, a Secretaria Municipal de Educação (SME), implantou um projeto de coleta seletiva.
A ação foi desenvolvida a partir da iniciativa dos próprios funcionários internos. De acordo com a acadêmica de ciências biológicas e estagiária da SME, Bruna Jacob, a ideia surgiu através de trabalhos acadêmicos e da necessidade de colocar métodos de reciclagem de resíduos descartados pelas pessoas. “Foi uma união agradável e aderir à coleta seletiva é um passo significativo para contribuir com a preservação do meio-ambiente”, explicou.
Ainda segundo Jacob, se o projeto prosseguir com bons resultados ela não descarta a possibilidade do trabalho chegar às unidades municipais de ensino.
No processo de coleta seletiva, os materiais são separados em papéis, plásticos, metais e vidros. Os que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico e reutilizados por indústrias para a fabricação de matéria-prima, a exemplo do papel que será entregue a uma empresa de reciclagem da região e do próprio lixo orgânico, que passará por compostagem.
Foto: Tanabi Fedrigo
Projeto foi realizado pela SME para conscientização dos alunos da rede municipal de ensino