O secretário de Educação, Levy Rei de França recebeu nesta quarta-feira, 22, a visita da secretária municipal de Educação de Mineiros (GO) Inês Maria Parmeggiane. Acompanhada pela coordenadora da merenda escolar, Elisabete Oliveira Guimarães e a diretora pedagógica Adriane Pereira Resende Marques, a secretária foi recebida por Levy, pelo diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (SME) Joiran Magalhães e pela coordenadora da alimentação escolar, Vanusa Antunes.
Parmeggiane foi presidente da Câmara Municipal de Mineiros em 2004, e apesar da experiência na área política, está em seu primeiro mandato como secretária, ela aproveitou a reunião para trocar experiência com o secretário de Educação de Rio Verde.
“O motivo inicial da visita foi conhecer o processo de merenda escolar aplicado no município, que é descentralizado, diferentemente do que acontece em Mineiros, o qual é feito por uma empresa terceirizada. Pretendemos empregar em nossa cidade o modelo de Rio Verde por acreditarmos ser mais hábil e permitir maior qualidade na merenda. Fomos muito bem recebidos, compartilhamos ideias e trocamos experiências, acredito que a partir de encontros como este poderemos melhorar o atendimento ao nosso alunado”, afirmou Inês.
França viu a conversa como bastante positiva e salientou que é bom ver que algumas práticas da Secretaria Municipal de Educação podem ser compartilhadas com outros municípios. “Como vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/GO) sempre me dispus a compartilhar a experiência do primeiro mandato para auxiliar outros gestores, tendo em vista que 70% dos secretários de educação mudam a cada gestão e quem entra tem muita vontade de trabalhar, mas às vezes pouco conhecimento da prática. A Undime tem a preocupação de atenuar as dificuldades tendo em vista que, a eficiência do processo educacional não pode ser prejudicada pela temporalidade do mandato, garantindo desta forma, a estabilidade da educação mesmo em função das mudanças de gestão e dos processos eleitorais”, concluiu.
Durante a tarde, os visitantes puderam conhecer o funcionamento da cantina e o processo de produção de merenda escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Francisco e no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Carminda de Castro.
Foto: Jéssica Bazzo
Levy em reunião com a comitiva