No final da tarde desta quinta feira, 16, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Controladoria Geral do Município, realizou a ultima audiência Pública para estabelecer metas na administração, através da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA).
O nono encontro aconteceu na Subprefeitura de Ouroana. Marcaram presenças o subprefeito Onaldo Lopes, secretários municipais: de Governo, Habitação e Desenvolvimento Urbano, James Borges; de Esporte e Lazer, Antônio Matos Cardoso e comunidade geral.
Dando início aos trabalhos, uma das responsáveis pelo setor de contabilidade da Prefeitura, Cleidiomar Mendes, apresentou aos presentes como são elaborados o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para que assim os moradores pudessem entender como será definido o orçamento disponível ao Município para os próximos quatro anos.
Segundo ela, a PPA é uma das ferramentas de lei, que planeja, identifica e elabora os problemas, a fim de avaliar e buscar soluções, já a LDO tem o objetivo de traçar as diretrizes para a preparação da LOA. “O principal papel de realização da audiência pública nos distritos de Rio Verde foi dar voz aos moradores para que os mesmos tenham acesso ao máximo de informações, que serão de extrema importância na elaboração do projeto final atendendo os anseios da comunidade”, explicou Cleidiomar.
As participações do público foram de duas formas: preenchimento de uma ficha para expor sugestões e as prioridades do bairro, e a outra maneira de participação da comunidade foi através do uso da palavra, sendo que muitos aproveitaram a oportunidade para fazer suas perguntas diretamente os secretários do município.
O departamento de planejamento da prefeitura agora fará a análise de todas as reivindicações da população, através das fichas de “Sugestão e Prioridades de seu Bairro” e das filmagens gravadas durante todas as audiências.
Para encerrar os trabalhos orçamentários, a equipe de planejamento realiza em agosto no Auditório Kleber Reis, a apresentação com o resultado do orçamento anual (LOA), para o município durante os quatro anos de gestão, que ainda passará por aprovação na Câmara Municipal.