Diversas unidades de ensino se mobilizaram nesta quinta-feira, 18, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. Visando motivar e incentivar o hábito da leitura, as escolas procuraram passar a mensagem de que ler é uma forma prazerosa e divertida de obter conhecimento.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Ribeiro Costa, a comemoração contou com apresentação teatral de personagens da história do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato e palestra interativa com a escritora Ana Luiza de Lima, autora convidada por ser escritora regional, membro da Academia Rio-Verdense de Letras e Ofícios (Arlao) para apresentar algumas de suas obras às crianças e contar histórias aos alunos. “A experiência foi maravilhosa, porque eles dramatizam, interagem, cantam e declamam. Aqui na base é que se forma o leitor e o crítico, mediante o incentivo ao gosto pela leitura”, destacou a autora.
A gestora da unidade, Maria Madalena Machado, disse que a presença de Ana Luiza na unidade estimula as crianças, por ela ser um exemplo. “Os estudantes dão valor ao escritor da própria terra e despertam a paixão pelo hábito de ler”, concluiu.
A aluna do 4º ano, Maria Clara, de nove anos de idade, disse que gosta de ler. “É bom lembrar do dia do livro infantil, ouvir histórias e ler”, contou.
A coordenadora pedagógica do turno vespertino, Maria Lúcia Cardoso, explicou que durante a semana foi desenvolvido o projeto “Ler com prazer” que objetivou desenvolver nas crianças o conceito de que devem ler porque é bom, não por obrigação. “Uma das atividades que merecem destaque foi a Parada da Leitura, por meio da ação, toda a escola parou para ler. A leitura é fundamental, as crianças precisam ler para melhorar a fluência e ampliar o vocabulário”, salientou.
Na Emef Domingos Moni, entre a programação, os alunos expuseram livros que foram confeccionados por eles. A unidade também optou por homenagear Monteiro Lobato e após a leitura da biografia do autor, algumas alunas do 1º ano acompanhadas por uma servidora da instituição de ensino fizeram a apresentação da música “Emília, a boneca gente”.
A professora Lucinei Oliveira, acredita que é importante comemorar a data, principalmente na fase da alfabetização, momento em que as crianças começam a ler. “Eles se divertiram ensaiando, montando os livrinhos e apresentando, assim podem dar mais valor à leitura”, afirmou.
A diretora da Emef Domingos Moni, Maria Alice de Souza, destaca que as comemorações promovem a interação. “Eles participam, dramatizam, vivenciam o que é a leitura”.
Foto: Tanabi Fedrigo
Comemoração contou com apresentação teatral