Com o objetivo de promover a reflexão do aluno, despertar o senso crítico e melhorar o rendimento escolar, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. João Barbosa Neto uma atividade de incentivo à leitura por meio da música. O trabalho foi desenvolvido mediante o “Projeto Trilhas – Quem Canta Seus Males Espanta” e acontece duas vezes por semana na instituição.
A coordenadora pedagógica Iony Coelho explica que esta é uma programação desenvolvida pela parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SME), Natura e o Ministério da Educação (MEC). A intenção é proporcionar aos alunos atividades educativas variadas. “O resultado tem sido satisfatório, pois o aluno constroi o conhecimento”, enfatizou.
A professora Joana D’arc Guimarães acredita que, realizando essas atividades, o aluno vai trabalhando a leitura e a escrita de forma prazerosa. “A ideia é fazer com que o leitor descubra nos livros experiências que possam refletir em suas atitudes, mas de maneira positiva”, comentou.
O aluno Henrique Moraes, de apenas seis anos de idade, aprendeu a importância de aliar a leitura com as brincadeiras. “Aprendi de forma diferente e divertida, através de músicas e desenhos”, disse. Foto: Emef Dr. João Barbosa Neto Através da música o aluno constroi o conhecimento e desperta para a leitura