Oferecendo atividades aos alunos da rede municipal de ensino pelos eixos: educação, esporte e lazer, o projeto “Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos” é sucesso na gestão Juraci Martins e voltou com força em 2013. A exemplo disso, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Domingos Moni são oferecidas aulas de dança do ventre e violão.
Lorena Barbosa ensina dança do ventre na unidade há um mês para cerca de 15 adolescentes. “Estou amando a experiência, elas são dedicadas e demonstram muito interesse pela dança. As alunas estão aqui fazendo uma atividade cultural e se integrando dentro da própria escola, muito melhor que se estivessem em casa ou na rua”, destacou.
Gabrielly Ferreira, de dez anos de idade, relata que já gostava da dança antes e que aproveitou a oportunidade. “Aprendi muitas coisas. Estou satisfeita com em participar das aulas”, disse.
Já Maria Helena, de 12 anos de idade, vê a atividade como ferramenta de desenvolvimento de conhecimento e como uma chance de fazer novas amizades. “A gente tem que fazer o que gosta, aprender e conhecer outras pessoas”, pontuou.
A gestora da unidade, Maria Alice de Souza relata que o “Unidades Integradas” é um grande sucesso na escola. “Até as mães vem e participam junto com as crianças. Ao invés de ficarem ociosos, eles estão na instituição de ensino praticando esporte e atividades artísticas. É notável a melhora que acontece nos alunos em todos os sentidos, inclusive na socialização”, comentou.
O professor de violão Robson Moraes leciona na unidade pelo segundo ano e revela que o projeto proporciona a aprendizagem não só para os estudantes, mas também para os professores. “O programa é muito gratificante para toda a comunidade escolar e oferece ainda a possibilidade de descobrir novos talentos”, concluiu.
Jéssica de Cristo, de 11 anos, confidenciou que sonha em ser artista e que acha muito interessante aprender violão. “Adoro música e sempre tive vontade de aprender tocar algum instrumento. Estou realizando um sonho”, enfatizou a menina.
Jorge Silva, também com 11 anos de idade, disse que sempre gostou de música e se mostrou satisfeito com as aulas. “Se eu não estivesse aqui nem sei onde estaria. Aqui eu aprendo coisas novas”.
As aulas de dança do ventre acontecem na unidade às terças-feiras, das 13h30 às 15h. Já as de violão, que são viabilizadas por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (FMC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), são duas vezes por semana, divididas em quatro aulas de 45 minutos cada. Inclusive, a FMC faz o empréstimo dos violões e libera seus professores para ministrar o curso aos alunos da unidade de ensino.
Foto: Tanabi Fedrigo
Aulas de dança do ventre estão sendo oferecidas desde o início deste ano
Aulas de violão acontecem duas vezes por semana