A noite desta última quinta-feira, 22, foi marcada por homenagens a quem defende o meio ambiente em Goiás. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Superintendente de Meio Ambiente, Rubens Leão, e o Engenheiro Agrônomo e coordenador do Programa Produtores de Água (PPA) de Rio Verde, Abel Enrique Briceño, e outras cerca de 450 pessoas, entre autoridades políticas, conselheiros, presidentes e representantes de entidades de classe, profissionais de imprensa, ex-presidentes e colaboradores do Crea-GO prestigiaram o 11º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, realizado este ano no Unique Eventos em Goiânia. Também estiveram presentes na solenidade o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Deputado Federal, Leonardo Vilela, representando o governador Marconi Perillo, e a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Maysa Toledo, representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.
Na ocasião, foram entregues duas menções honrosas e oito estatuetas no formato da seriema – ave típica do cerrado e símbolo do prêmio desde a sua primeira edição, por representar a resistência e a força da natureza. Neste ano, foram quatro as modalidades premiadas: Meio Físico, Meio Biótico, Meio Socioeconômico e Imprensa, cada uma delas com duas premiações. A Superintendência de Meio Ambiente de Rio Verde, foi a vencedora na Modalidade Meio Físico com o Programa Produtores de Água, que visa a Conservação e Preservação das Nascentes e Cursos de água que abastecem a população rio-verdense, a fim de garantir a qualidade e a quantidade de água, compensando a produtores rurais que prestam serviços ambientais.
Rubens Leão começou agradecendo o Crea Goiás, pela iniciativa em promover através deste tipo de evento, o desenvolvimento sustentável, ou seja desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. Logo depois, o superintendente municipal fez menção a Engenheira Agrônoma, Marion Kompier, como a idealizadora do Programa Produtores de Água, pioneiro no estado de Goiás. Dentro dessas atividades de conservação dos recursos naturais, lembrou que a iniciativa de pôr em prática o Plantio Direto nas lavouras, foi Rio Verde, contribuindo em elevações de produção e diminuição de processos erosivos, evitando assoreamento dos córregos e rios da região. Rubens também ressaltou que o Programa é simples quando comparado com os outros programas de produtores de água do Brasil e por isso tem uma grande possibilidade de ser replicado nos demais municípios do estado de Goiás.
Fotos: Summa Rubens agradeceu o Crea por reconhecer trabalhos que atentam às questões ambientais Rubens (de cinza) ao lado do Coordenador do PPA, Abel Enrique Briceño exibem a premiação