Vai começar o espetáculo! É com muita alegria e animação que os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olinda Ataydes iniciaram na manhã desta sexta-feira,16, a comemoração do dia do circo. O grupo educacional festeja com muitas gargalhadas ao assistir as apresentações dos colegas, seguindo uma trajetória de atividades circenses e orientados pelas professoras que aplicam o projeto “O circo tem marmelada, tem sim Senhor”, com entusiasmo.
O projeto foi desenvolvido para levar até os alunos o mundo do circo, como explica a coordenadora professora Iara Regina Silva Guimarães. “Com o objetivo de possibilitar, através do lúdico, conhecimento dos educandos, desenvolvendo dessa forma as diversas linguagens, de acordo com a proposta política pedagógica da escola, o projeto proporciona o estudo sobre a arte, aprimorando o conhecimento sobre os profissionais do circo.” Segundo ela, ele ainda permite identificar as semelhanças e diferenças entre os animais, além de levar o aluno a conhecer os tipos de textos, desenvolvendo a leitura a escrita através do lúdico e brincadeiras. O compromisso dos alunos é fundamental para enfatizar o dia do circo, tendo diversas atrações, entre elas dança dos bichos, mágicos, bailarinas, domador de leão, encantador de serpente, engolidor de espada e palhaços com piruetas. A aluna Gabrielly Alves dos Santos destaca esse é um dia muito especial e divertido. “As apresentações são legais. É um momento de alegria e atenção, E o bom é que depois ainda temos mais festa com pula-pula, brincadeiras especiais e um lanche diferente (cachorro-quente),” diz. Na Emef Odélio Guerra, os estudantes também estão em clima de festa. O momento de descontração envolveu toda a comunidade escolar. O evento contou com a participação dos alunos de todas as séries, com jogos interessantes. Conforme explicam as docentes Maria Ângela dos Reis Domingues e Luciane Campos Cruvinel, as atividades são realizadas com cooperativismo, de acordo com a proposta em destaque do projeto. Segundo Luciane, o foco é trabalhar o sócio- histórico-cultural que envolve o cooperativismo, uma proposta que proporciona a forma autêntica consciente da criança, enfocando a contextualização,” destacou. Já a professora Maira Ângela enfatiza a participação das crianças ao apresentar a proposta do miniprojeto Circo. “Os alunos animaram porque o evento contaria com a participação dos pais e o momento propicia a criatividade deles, valorizando a espontaneidade, ou seja a oralidade,” disse a educadora. É muito importante a presença da família na escola, acompanhar as atividades dos filhos ou netos é prazeroso, incentiva as crianças e eles perdem a vergonha de participar dos eventos, isso é bom para o crescimento e desenvolvimento na vida da criança,” concluiu a avó Diva Neves Fernandes. Fotos: Tanabi Fedrigo