Cumprindo mais um compromisso com a saúde pública, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã do último sábado, 05, a entrega oficial da reforma e ampliação do Centro de Assistência Integrada à Saúde (Cais).
O evento contou com as presenças de várias autoridades, grande parte do secretariado, imprensa e população. O secretário de saúde, Paulo Faria do Vale, fez questão de agradecer o público rio-verdense presente na ocasião. “Nosso compromisso com a saúde pública é voltada para o coletivo e não para o individual e nosso prefeito vem revolucionando a história da saúde, sempre voltada para os mais carentes”, salientou.
Paulo do Vale destacou o trabalho exercido pelo então secretário estadual de saúde, Antônio Faleiros Filho, que veio de Goiânia especialmente para prestigiar o evento, e lembrou de sua contribuição na história do município: “O Dr. Antônio Faleiros é um cidadão rio-verdense, que deixou sua marca no município. Incentivou a criação da 1ª unidade de alta complexidade em Rio Verde, o centro de serviços de hemodiálise, que chegou a atender os 27 municípios das regiões sudoeste I e II”.
Em sua gestão anterior, Faleiros, juntamente com o então governador Henrique Santillo, inaugurou o Cais e ainda participou da concretização de mais obras para Rio Verde como o Hemocentro e Hospital Municipal.
Em seu discurso, o Secretário Estadual de Saúde disse que volta à pasta depois de 23 anos e encontra um Sistema Único de Saúde (SUS) totalmente evoluído. Porém em todo este tempo houve pouco investimento na área da saúde e não houve aumento na oferta de serviços. “Temos um grande desafio pela frente, as deficiências são apenas operacionais. O SUS é o melhor sistema do mundo”, destacou.
Vale lembrar que na época em que o Cais foi inaugurado em 1989, o SUS contava apenas com um precário aparelho de raio-x. Agora, com a revolução tecnológica em Rio Verde, o sistema pode oferecer ultrassom e os pacientes que precisam de ressonância e tomografia são encaminhados, através da Secretaria de Saúde, para o atendimento em Goiânia, no CRER.
Entre os atendimentos feitos no Cais estão consultas em pediatria, ortopedia, urologia, proctologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, fonoaudiologia, além do apoio de três psicólogas com atendimento todos os dias. Também são feitos exames laboratoriais, raios-x e eletrocardiograma, este último com uma sala especial.
Segundo Faleiros, a sociedade deve cobrar para que o sistema seja cada vez mais aprimorado. “Fico feliz de ver homens sérios, médicos como o Juraci e o Paulo do Vale que fazem todo o possível para tratar com respeito a saúde do cidadão, e deixo aberta a possibilidade de parcerias, principalmente em prol do hospital municipal”, completou.
Para a reforma e ampliação do Cais foram investidos R$ 185 mil e os usuários e servidores contam agora com uma ampla recepção, ambientes climatizados, rampas de acesso no saguão de entrada, postos de atendimento ampliados, novos banheiros e consultórios odontológicos reestruturados.
Tudo isto faz parte do projeto de humanização do governo solidário de Juraci Martins. Para o prefeito, Rio Verde será referência em saúde no Estado de Goiás.
Fotos: Washington OliveiraPrefeito Juraci Martins e o Secretario Estadual de Saude Antonio Faleiros
Os usuários e servidores contam agora com um Cais "humanizado" Nosso compromisso com a saúde pública é voltada para o coletivo e não para o individual", diz Paulo do Vale
Para Faleiros, a sociedade deve cobrar para que o SUS seja cada vez mais aprimorado Para o prefeito, Rio Verde será referência em saúde no Estado de Goiás
Autoridades descerram a placa de reinauguração do Cais