Na manhã desta quinta, 09, o secretário de saúde, Paulo Faria do Vale e o diretor do Hospital Municipal, Lucivaldo Tavares Medeiros estiveram em uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial - Caps II, com o objetivo de debater sobre trabalho realizado na unidade, ouvir as principais reivindicações da equipe multiprofissional e anunciar melhorias tanto na assistência aos pacientes, quanto nas condições de trabalho dos funcionários.
Foram discutidos temas como a função do Caps como um centro humanizado, que busca o fortalecimento familiar, o vínculo entre o usuário e sua família, a reintegração do paciente à sociedade, suas atividades e rendimentos tanto dentro como fora da unidade, ou seja, o acompanhamento feito 24 horas por dia. Para qualificar as oficinas e os trabalhos desenvolvidos pelos usuários, a secretaria de saúde vai estabelecer uma lan house na unidade.
Como forma de ampliar a assistência em centros de atenção, o secretário de saúde reuniu-se com os psicólogos e principais representantes das unidades de saúde para discutir a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas( CAPS AD) em Rio Verde.
O CAPS-ad terá funcionamento já em 2011 e é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.
Assim, o Caps-ad será o centro de referência para usuários de drogas e vai atuar em conjunto com a Atenção Básica de Saúde, Samu e Hospital Municipal. Mas, segundo o secretário, a saúde pública não pode arcar sozinha na questão da dependência química. É preciso parcerias com as secretarias de educação, promoção social, ação urbana, polícia etc.
O tratamento nos dois CAPS (Geral e AD) é realizado através de vários tipos de atividades, como: Atendimento individual; Atendimentos grupal; Atendimento aos familiares; Oficinas terapêuticas;Visitas domiciliares; Tratamento clinico;Orientações pedagógicas preventivas para a comunitária. Estas atividades são oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa e são realizadas por profissionais, como: Assistente Social, Clínico Geral, Educador Físico, Enfermeiro, Psicólogos, Psiquiatras, Terapeuta Ocupacional, além da equipe técnica composta por Auxiliares de Enfermagem, Auxiliares Administrativos, Auxiliares de Serviços Gerais, dentre outros.
São apresentadas as atividades realizadas pelos usuários
Paulo do Vale discute as principais ações do Caps juntamente com a equipe multiprofissional
Providências estão sendo tomadas para a implantação do Caps-ad
Vários profissionais da saúde vão apoiar o centro de atenção para dependentes químicos