Aprender de maneira prática fazendo a linguagem/escrita e matemática mais fáceis e divertidas, foi isso que o “Pró- Letramento- Mobilização pela Qualidade da Educação”, programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, incentivou aos professores participantes do curso repassarem a seus alunos.
O programa contou nessa gestão com sua primeira turma de formandos, 123 professores da rede pública do 1º ao 6º ano. A solenidade de conclusão de curso foi realizada na última sexta-feira, 21, no Clube Dona Gercina, às 19h.
E no último sábado, 22, foi realizada a II Feira Pedagógica, em que os professores participantes do programa compartilharam as experiências e fizeram a exposição de atividades para outros professores participantes do evento.
A II feira Pedagógica contou com a presença de professores de cidades da região como Acreúna e Turvelândia e seus respectivos secretários de Educação Izeulte Helena Arantes e Genilza Lubarino.
Segundo o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França é na escola que a criança aprende a viver em sociedade. “Tudo começa pela educação e de todos os cursos promovidos pela Secretaria, nunca vi um que os professores ficassem tão satisfeitos como este, em que eles aprenderam dinâmicas e maneiras de trabalhar com as crianças.” Afirmou o Secretário.
Para a professora Hellen Araújo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José do Prado Guimarães, que participou do Pró-Letramento, “A cada dia que passa procuramos melhorar nosso trabalho, para o ensino/aprendizagem do aluno e o curso veio contribuir com isso.” Concluiu.
Representando a Secretaria Estadual de Educação, Maria Valéria Viana disse que chegar a Rio Verde e ver um projeto como este tão bem estruturado é muito gratificante. “Como alfabetizadora eu fico emocionada em ver que os professores hoje tem uma visão diferente sobre a educação, eles não simplesmente alfabetizam eles letram e eu acredito na formação continuada com atividades comprovadas na sala de aula que dão certo, por que a criança só aprende fazendo. A educação é a mola mestra que vai mudar este país, não tem outro jeito, a não ser a educação e a formação continuada”. Afirmou Maria Valéria.
De acordo com o tutor de matemática Carlos Sérgio de Oliveira, durante o curso os professores fizeram muitos trabalhos para melhorar a aprendizagem dos alunos e foi muito satisfatório por que com a matemática sendo ministrada com mais brincadeiras e dinâmicas se torna muito mais prazeroso ao aluno aprender.
Fotos: Washington Oliveira
Maria Valéria, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França e os tutores do curso Luzimeire de Souza e Carlos de Oliveira
Professores reunidos na solenidade de conclusão do curso
Levy Rei de França na entrega dos certificados
Professores expõem trabalhos realizados durante o curso
A idéia é ensinar de maneira prática e divertida
O Secretário conhece as dinâmicas utilizadas pelos professores que despertam nos alunos o interesse pelas disciplinas