O LIRAa - Levantamento do Índice rápido do Aedes Aegypti é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. Em nossa cidade será aplicado o 4° LIRAa do ano nesta segunda semana de Agosto.
Em Rio Verde o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, Zika e chikungunya, está baixo. No mês de junho de 2017 foi de 0,18%, entre 60.918 imóveis e terrenos vistoriados. Um valor bem menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado de 0,48%, entre 23.941 vistorias. Uma diminuição de 0,3% desde o início do trabalho da atual gestão da Prefeitura municipal.
Em relação ao Estado de Goiás, em 2016 a cidade de Rio Verde ocupava o 4º lugar em número de casos notificados de dengue. Dados coletados entre os dias 1º e 28 do mês de Julho. Já em 2017 a posição recuou para o 9° lugar, comparando o mesmo período. Ou seja, com o trabalho atual dos agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti, os casos confirmados diminuíram de 6.065 em Julho de 2016, para 1.008 em Julho de 2017.
Resultado importante para a cidade! O Prefeito Paulo do Vale lembra aos rio-verdenses, que mesmo com índice de infestação baixo, não podemos descuidar! A população deve tirar 10 minutinhos durante a semana para continuar a limpeza das próprias residências e lotes vagos!