Maio Amarelo é encerrado com destaque para pedestres e ciclistas
Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito - AMT - 04/06/2019 às 17:05

 
 
Já estamos em junho, mas o último domingo, 2, foi marcado por duas ações que encerraram o Maio Amarelo em Rio Verde: um Passeio Ciclístico, uma parceria do Campeão Supermercados e da Life Club Academia com a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito – AMT, e a Corrida da Longevidade da UniRV que contou com o apoio da agência.
 
 
 
 
As duas ações envolveram os pedestres e ciclistas, as partes mais vulneráveis do trânsito. A coordenadora de educação para o trânsito da AMT, Regina Lúcia Almeida, afirma que o objetivo foi reforçar a responsabilidade de cada um por um trânsito mais seguro, independente do meio de locomoção: “É para chamar a atenção, por que todos são responsáveis pelo trânsito, eles também fazem parte”, explica.
 
“Quando a gente junta todas essas pessoas e mobilizamos todo mundo, isso abre um pouco a mente das pessoas para ver a importância e a responsabilidade de todo mundo para um trânsito mais educado”, afirma a professora de educação física Iara Guerra, que participou do passeio ciclístico.
 
Várias famílias participaram das atividades e, claro, a criançada também. Para a mãe Cristina Helena, que levou suas filhas para o passeio ciclístico, a consciência de trânsito começa logo cedo: “a gente tem que incentivar as crianças desde pequeninhas sobre responsabilidade no trânsito”, declara.
 
 
 
 
AMT intensificou atividades de educação para o trânsito durante mês temático
 
As ações de educação para o trânsito da AMT já são realizadas constantemente, sendo intensificadas durante o mês internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o movimento Maio Amarelo. Em 2019, a estimativa é que as atividades tenham alcançado um público de mais de 5,5 mil pessoas.
 
O movimento teve início com uma caminhada em parceria com o CEPMG “Carlos Cunha Filho”, reforçando o destaque para os pedestres e o foco em atividades com crianças e jovens. Já no decorrer do mês, foram realizadas palestras em empresas e instituições de ensino com adultos, abordagens com motoristas e pedestres, atividades educativas para crianças em praças, creches e escolas e até mesmo uma missa sobre a importância da vida no trânsito. As atividades foram realizadas através de parcerias com organizações públicas e privadas. Veja só: 

 
 
 
 
 
 
 
Para o presidente da AMT, TC Airton Vieira, as atividades são essenciais para conscientizar as pessoas sobre a importância do respeito e da responsabilidade ao trafegar pelas ruas: “pedimos que todos os condutores, todos aqueles que usam as vias, que cumpram a legislação, respeitem a sinalização”, afirma. “Os agentes continuaram fazendo o serviço de educação para o trânsito para que a população entenda que, no trânsito, o sentido é a vida”, reforça Airton, sobre a continuação das atividades mesmo após o mês temático.

Texto: Pedro Cabral
Imagens: Arquivo AMT (Renato Guerreiro/Tayson Diego/Hudson Lobato)
Revisão: Fernando Machado


Assessoria de Imprensa
secom@rioverde.go.gov.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail