Educação para o trânsito: conscientização para empresas e escolas
Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito - AMT - 09/11/2018 às 16:30

AMT desenvolve ações para todas as faixas etárias

 
Conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade no trânsito é fundamental para evitar acidentes, além de ser uma atribuição da Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito – AMT. 
 
Seguindo o cronograma de atividades da agência, durante o mês de novembro o departamento de Educação para o Trânsito da AMT realiza diversas atividades e palestras em escolas e empresas parceiras, com o objetivo de orientar para um melhor comportamento dos usuários no trânsito da cidade, desde crianças até adultos.
 
As palestras são ministradas em diversas ocasiões sempre que são solicitadas, principalmente durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT de cada empresa, como na palestra realizada nesta semana no SENAC, e também em escolas como as EMEFs Adelor Quintiliano, Domingos Moni e Clodoveu Leão, que recebem ações durante este mês.
 
 
O agente de trânsito Ayer Franco ministrou palestra na SIPAT do SENAC.
 
A abordagem também é variada de acordo com o público alvo, desde direção defensiva e prevenção de acidentes, para os adultos, até ensinamentos sobre sinalização e utilização das faixas de pedestre, principalmente para as crianças.
 
Falando nos pequenos, a AMT tem um cuidado especial com a didática em atividades nas escolas: além da apresentação dos temas de maneira mais lúdica, os agentes vão até as ruas mostrar na prática como as crianças devem agir no trânsito.
 
 
Além de tratar o assunto de maneira lúdica, ações nas escolas contam com o "aprendizado na prática".
 
Essa atenção na metodologia é exemplificado na iniciativa da agente de trânsito Rejane Branquinho, que criou uma personagem exclusivamente para interagir com os pequenos, a palhaça Biloca: “eu encontrei a maneira mais fácil delas estarem lidando com o trânsito, então a Biloca chama bastante atenção das crianças, até para a gente falar com elas, na linguagem delas, é mais fácil”, afirma.
 
 
Através da palhaça "Biloca", a agente de trânsito Rejane Branquinho se interage com as crianças.
 
As empresas e organizações que tenham interesse em ações de conscientização e educação para o trânsito, podem solicitar no departamento de Educação para o Trânsito da AMT. Para mais informações, o telefone é 3620-2069. “Vamos ter um trânsito mais responsável, se cada um fizer a sua parte, nós vamos ter um trânsito mais tranquilo”, afirma Regina Lúcia, coordenadora de Educação para o Trânsito da AMT.    
 
Texto: Pedro Cabral
Imagens: Arquivo/AMT


Assessoria de Imprensa
secom@rioverde.go.gov.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail