Semana do Trânsito: AMT realiza ações educativas em escolas
Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito - AMT - 20/09/2018 às 13:42

Ações fazem parte da Semana Nacional do Trânsito 

 
De 18 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional do Trânsito e a AMT – Agência Municipal de Mobilidade Urbana realiza ações de orientação com o tema “Nós somos o Trânsito”. Além de abordagens nas ruas, as atividades também acontecem nas escolas, para orientar as crianças e adolescentes sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.
 
 
“Com esses ensinamentos nós vamos ter certeza que no futuro nós vamos ter os motoristas muito mais conscientes, responsáveis, que vão estar respeitando as leis de trânsito”, afirma o agente de trânsito Divino Júnior.
 
De acordo com a coordenadora pedagógica Katiane Dias Carvalho, da EMEF Otávio Ferreira, uma das escolas que receberam as atividades, a ação é muito importante para o desenvolvimento das crianças. “O projeto é importante por que nós vamos transformar a sociedade, nossas crianças são nossos futuros condutores”, afirma.
 
A preocupação da AMT é que as crianças realmente entendam o recado da melhor maneira possível, por esse motivo a agente de trânsito Rejane Branquinho criou uma personagem especial para interagir com os pequenos, a palhaça Biloca: “eu encontrei a maneira mais fácil delas estarem lidando com o trânsito, então a Biloca chama bastante atenção das crianças, até pra gente falar com elas, na linguagem delas, é mais fácil”, afirma.
 
 
 
E a estratégia funciona: a estudante Lara Silva Pereira, de 9 anos, ouviu bem os recados da Biloca e da equipe de agentes e agora já sabe a importância de ter atenção ao andar pelas ruas da cidade. “Eu aprendi que a gente tem que prestar bastante atenção para andar nas ruas”, diz a menina.
 
Já o Bruno Candido Ferreira, de 8 anos, aprendeu direitinho como o pedestre deve se comportar quando for atravessar a rua em cruzamentos com semáforos: “Se tiver no verde a gente não pode passar por que está passando carro, se tiver no amarelo a gente tem que ter atenção e se tiver no vermelho a gente pode passar, os carros vão ter que esperar”, explica o estudante, que complementa dizendo que é importante sinalizar quando for atravessar na faixa: “na faixa quando a gente tiver passando tem que dar o sinal de vida”, afirma Bruno repassando o conhecimento que aprendeu com os agentes.
 
 
 
Semana Nacional do Trânsito intensifica trabalhos de conscientização
 
A equipe de Educação para o Trânsito da AMT realiza este trabalho de orientação e conscientização periodicamente, principalmente em pontos onde houveram intervenções de trânsito e em instituições que solicitam as atividades, mas na Semana Nacional do Trânsito as atividades são intensificadas.
 
“É uma semana que nós tiramos no mês de setembro em que nós intensificamos as ações de trânsito, como uso das faixas de pedestres e cinto de segurança, respeitar os sinais de trânsito, respeitar as vagas especiais de estacionamento”, explica a Coord. de Educação para o Trânsito da AMT, Regina Lúcia.
 
Somente nesta semana mais de 10 escolas, colégios e instituições de ensino recebem as atividades de orientação para o trânsito da AMT, além das ações gerais realizadas nas ruas e em empresas. As instituições interessadas pela campanha podem solicitar as atividades diretamente na agência. Para mais informações, o telefone é 3620-2069.
 
 
Texto: Pedro Cabral
Imagens: Renato Guerreiro

 



Assessoria de Imprensa
secom@rioverde.go.gov.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail