Começa hoje a campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo
Secretaria de Saúde - 06/08/2018 às 15:52

A partir de hoje (6), crianças com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser levadas a UBS mais próxima que tenha sala de vacina para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo.
 
O dia D da mobilização foi agendado para o dia 18 de agosto (sábado), mas a campanha segue até 31 de agosto.
 
A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal, e a meta de Rio Verde são 11960 crianças dentro da faixa etária.
 
Chegaram em 13.000 doses para sarampo e 14.000 doses para poliomielite, lembrando que essas doses são especialmente para a campanha nacional.
 
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), injetável. Já as crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), gotinha.
 
Já a vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
 
Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado suas vacinas na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos de idade devem receber uma dose da Tríplice Viral.
 
O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.
 
 
Texto: Cristiane Gonçalves
Arte: Célio Júnior


Assessoria de Imprensa
secom@rioverde.go.gov.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail