Como funciona o Centro de Controle de Zoonoses?
Secretaria de Saúde - 13/07/2018 às 15:12

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é um órgão ligado diretamente ao Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como finalidade coordenar e executar as atividades de controle de doenças transmitidas por animais.
 
A atribuição do Centro de Zoonoses é capturar animais que causam riscos de saúde pública à população, desde 2014, em virtude da Portaria nº 1.138/GM/MS.
 
Não é mais autorizado pelo Ministério da saúde que o Centro de Zoonoses fique com animais saudáveis no canil. O que está autorizado é a captura de animais que apresentam doença infectocontagiosa como, por exemplo, raiva e sarna, as quais podem ser transmitidas para o ser humano.
 
Já os animais de grande porte, como equinos e bovinos apenas por estarem soltos, não representam risco à saúde pública, contudo, causam transtornos, além de riscos de acidentes de trânsito.
 
Na falta de uma lei especifica em Rio Verde, o CCZ realiza o trabalho de retirar esses animais de grande porte, das vias públicas e do perímetro urbano de nossas rodovias, já que contamos com laçadores e caminhão gaiola. Ainda assim, o recolhimento só é realizado depois que o CCZ busca localizar o responsável pelo animal, evitando o transporte e a aplicação de penalidades.
 

 



Assessoria de Imprensa | Fotos: Arquivo/SECOM
secom@rioverde.go.gov.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail