SIM garante segurança no consumo dos alimentos de origem animal
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 13/07/2018 às 11:22

O Selo de Inspeção Municipal (SIM) permite a comercialização de produtos com segurança alimentar e de maneira legalizada
 
"O SIM é fundamental para seguir orientações corretas de produção", afirma a empresária Ana Carla Dourado
 
Alimentos de origem animal precisam de um rigoroso processo para chegar até o consumidor com toda qualidade, por conta de todos os cuidados necessários para evitar a contaminação. Todo estabelecimento que comercializa produtos de origem animal - como carne, leite, ovos, mel ou pescado - deve ter um selo de inspeção e atender suas normas técnicas de produção e qualidade.  
 
Com a finalidade de assegurar a qualidade desses alimentos, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento disponibiliza o Selo de Inspeção Municipal (SIM), para empresas e supermercados de Rio Verde que produzem e comercializam estes alimentos.
 
“Dependendo da empresa, se for o SIF (Selo de Inspeção Federal) ela pode comercializar em todo o território nacional, se for o SIE (Estadual) em todo o estado e SIM só dentro do município, isso é para levar um alimento com qualidade e segurança alimentar para os consumidores”, explica a diretora de inspeção municipal da Secretaria de Agricultura, Cinthia Yukico dos Santos.
 
Entre os aspectos exigidos pelo selo está a higiene na produção do alimento.
 
Para realizar as orientações e adequações do estabelecimento e receber o SIM, a empresa deve ter um responsável técnico que se compromete em acompanhar a empresa e garantir que todos os aspectos exigidos no selo são cumpridos.
 
“O responsável técnico e o fiscal do SIM vão ao local, o fiscal vai orientar o que deve ser feito e o responsável técnico faz a orientação das boas práticas de produção e da documentação necessária”, afirma a responsável técnica e médica veterinária Ana Carolina Cabral.
 
Mesmo após a aquisição do selo, a Secretaria de Agricultura continua realizando a fiscalização nos estabelecimentos, por isso, as visitas do responsável técnico continuam periodicamente para garantir que as medidas adotadas estão em execução. “O responsável técnico vai semanalmente às empresas, dependendo do tamanho do estabelecimento, fazer as orientações e o termo de constatação e recomendação”, explica Ana Carolina.
 
Proprietária de uma empresa de espetinhos de carne, Ana Carla Dourado Silva acredita que o SIM é fundamental para seguir orientações corretas de produção e manter a qualidade do alimento comercializado. “Desde o início a gente sempre teve a preocupação de levar um produto de boa qualidade aos clientes, então a gente segue rigorosamente as normas do SIM” declara a empresária.
 
O selo SIM garante a qualidade do alimento comercializado.
 
Para adquirir o SIM e comercializar seus produtos, o empreendedor precisa atender as exigências de estrutura física e de higiene, que variam conforme o segmento escolhido. “O empresário deve procurar nosso departamento na Secretaria de Agricultura, que nós orientamos sobre a documentação e iremos até o estabelecimento para explicar sobre as adequações em relação à estrutura física”, explica Cinthia.
 
A taxa para a retirada do selo é de R$ 77,33 reais, que é renovado anualmente. A liberação é realizada pela Secretaria de Agricultura que conta com equipes técnicas especializadas para orientar os interessados tanto na cidade quanto na zona rural. Para mais informações e solicitar o serviço, o telefone é (64) 3612-1944.
 


Assessoria de Imprensa | Fotos: Washington Oliveira
secom@rioverde.go.gov.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail