Saúde realiza campanha de combate à tuberculose
Secretaria de Saúde - 24/03/2017 às 09:51

Ações de conscientização acontecem durante toda a semana.

A Prefeitura de Rio Verde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica estão realizando, durante toda esta semana, a “Campanha Municipal de Combate à Tuberculose”.

Além de panfletos, alertando a população rio-verdense sobre os riscos da doença, a campanha também realizará coletas de amostras para exames e hoje, 24, serão realizadas também avaliações médicas.

Os pontos de coletas de amostra para a realização do exame e avaliação médica são: Posto de Saúde do São Tomás, Posto de Saúde do Veneza, Posto de Saúde do Anhanguera, Posto de Saúde do Popular ou no Cais no horário das 07h às 17h.

A tuberculose, se tratada da maneira correta, tem cura e o tratamento é gratuito.

                   Foto:Renato Guerreiro


 


Entenda a doença:
 
A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como os ossos, rins e meninges (membrana que envolve o cérebro). A tuberculose pode ser transmitida ao falar, espirrar ou tossir. O doente expele as bactérias nas gotas de saliva, que podem ser aspirados por outra pessoa saudável e provocar o adoecimento.
 
O tratamento deve ser feito por um período de no mínimo seis meses e totalmente gratuito.
 
Tosse por mais de três semanas seguidas, com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, febre no final da tarde, sudorese noturna, palidez, cansaço e dor no peito, são sintomas da doença, e a pessoa deve procurar os serviços de saúde mais próximo. Quem convive com o paciente também deve fazer o exame, devido à facilidade de transmissão da doença. No entanto, logo que inicia o tratamento, o paciente já deixa de transmiti-la.

Foto: Renato Guerreiro



Secretaria de Comunicação
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail