SME dá início ao curso de LIBRAS -Língua Brasileira de Sinais
Secretaria de Educação - 17/03/2017 às 16:04

O curso Básico de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, realizado pela Secretaria de Educação, teve início há duas semanas.

No total, 135 profissionais da educação fazem o curso básico nível I e II. As aulas acontecem quatro vezes na semana em horários diferentes: na segunda-feira das 8h às 11h, terça-feira das 19h às 22h, quarta-feira das 13 às 16h e na quinta-feira das 19h às 22h.

Durante este período os cursistas aprenderão noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, além de um pouco sobre a história, identidade e cultura dos surdos no Brasil.

A profª Esp. em Libras, Cátia Joseli Basílio Ferreira, ressalta: “para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases e estabelecendo o diálogo entre seus interlocutores”.

Lúcia Helena Brandão da Silva, que atua como profissional de apoio na EMEF José do Prado, relatou que sempre sentiu vontade em fazer o curso, mas antes não teve a oportunidade. “Agora com o apoio da Secretaria Municipal de Educação eu não perdi tempo, fiz a inscrição e estou cursando LIBRAS. Os profissionais da inclusão devem fazer a capacitação e acreditar que o aperfeiçoamento valorizará ainda mais a função na escola, Eu tive dúvidas se iria aprender, mas logo percebi que o ensino da língua por uma pessoa dominante é bem melhor, e após duas semanas de aulas já está conseguindo compreender o que é ensinado”, afirmou.

Segundo a coordenadora da Inclusão na SME, a psicóloga Renata Rodrigues de Souza, o curso visa dinamizar a comunicação entre os profissionais da educação e aluno com surdez, com intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Propicia também a promoção da comunicação entre os familiares de pessoas com surdez e comunidade, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento humano e social dos mesmos.

 

Fotos: Rosalvo Campos


 



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail