Saiba como solicitar o seu Cartão SUS
Secretaria de Saúde - 14/03/2017 às 14:47

 A apresentação do Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS, é imprescindível para que seja feito o atendimento ao paciente que busca os serviços de saúde em todo o Brasil.

 
Com a criação desse cartão é possível organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários em todo o país. Com ele, a população poderá utilizar os serviços de saúde, realizar marcações de consultas e exames e garantir o acesso a medicamentos gratuitos.
 
Na cidade de Rio Verde e distritos, as pessoas que ainda não possuem o cartão devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada às margens da BR-060 (Rua Marcha Para o Oeste), no Bairro Santo Antônio, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h; ou no Vapt-Vupt, localizado na Avenida Presidente Vargas, Bairro Jardim Goiás, no horário das 8h às 13h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O CNS pode ser adquirido gratuitamente por qualquer cidadão.
 
Para realizar o cadastramento e garantir atendimento na rede pública de saúde, é necessário estar portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, documento que comprove o vínculo com o município como: comprovante de matricula escolar, carteira de trabalho, comprovante de endereço nominal, titulo eleitoral ou holerite da empresa que trabalha.
 
A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda, que é obrigatório à apresentação do CPF, para a solicitação do cartão, até mesmo em casos de recém nascidos, pois o número do Cartão SUS é vinculado ao CPF do cidadão.
 
Recadastramento do cartão SUS
Na tentativa de impedir que pacientes de outras cidades sobrecarreguem a rede pública de saúde em Rio Verde, a Secretaria Municipal de Saúde continua realizando o recadastramento dos moradores da cidade, com a atualização dos dados cadastrais, visto que todo Cartão SUS recadastrado iniciam com a numeração 7.  Os artões com o inicio 1, 2 ou 8 foram extintos do sistema SUS.
 
Atualmente, mais de 400 mil usuários estão cadastrados em Rio Verde, uma quantidade muito superior à da população do município, estimada em 212 mil habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O procedimento para realizar o recadastramento é semelhante ao do cadastramento, a população que ainda não recadastrou deve se deslocar até a sede da Secretaria Municipal de Saúde ou no Vapt Vupt portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, documento que comprove o vínculo com o município, como, comprovante de matricula escolar ou carteira de trabalho, e comprovante de endereço.


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail