Sala de Situação debate ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Secretaria de Saúde - 14/03/2017 às 14:21

 A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na tarde de ontem, 13, na Sala de Situação, uma reunião com profissionais de diversas áreas da saúde com o objetivo de informar os resultados das ações de combate a dengue realizadas ao longo deste ano e discutir novas abordagens a serem efetuadas em Rio Verde e distritos.

 
Nestes primeiros três meses de 2017 já foram realizadas cerca de 34.150 visitas em residências do município, onde foram realizadas a recuperação de 24.888 imóveis com possíveis criadouros do mosquito, sendo a principal irregularidade encontrada nessas residências o acúmulo de lixo e detritos de toda a natureza, responsáveis por 50% dos focos encontrados.
 
De acordo com o coordenador de endemias, Jamilton Pimenta, até o presente momento as ações realizadas pela secretaria e parceiros têm conseguido atingir resultados satisfatórios. Porém, há ainda pontos que merecem atenção: “As ações estão sendo realizadas de acordo com o cronograma, mas é necessário que a população receba os agentes comunitários de endemias para que todo o quarteirão seja vistoriado”, informou.
 
Desde o início das ações foram encontrados 9.223 imóveis fechados, o que tem dificultado o trabalho dos agentes de saúde. 
 
A realização de uma nova força tarefa agendada para o final deste mês ficou confirmada, e deverá ser efetuada no Setor Pauzanes, devido ao grande número de notificações ocorridas no bairro.
 
A implantação de uma nova ficha de visitas que será aplicada pelos agentes de endemias nas residências visitadas também foi discutida durante a reunião. Essa nova ficha vai proporcionar aos agentes apontar irregularidades encontradas nas residências para que sejam sanadas pelos moradores numa próxima visita. Caso detectado que as orientações não foram cumpridas, os agentes de endemias poderão encaminhar a situação para a fiscalização, para que providências sejam tomadas.
 
A busca de novas parcerias para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus também foi assunto debatido durante a ação.
 
Vale destacar que a Sala de Situação terá suas reuniões realizadas sempre às segundas-feiras no prédio administrativo da regional de saúde.
 
Novo modelo de ficha de endemias:


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail