Saúde realiza campanha de mobilização e comunicação para a vacinação do adolescente
Secretaria de Saúde - 10/03/2017 às 14:33

 Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde, por meio de sua equipe de Vigilância Epidemiológica, realizará uma campanha de mobilização e comunicação para a vacinação do adolescente, visando atualizar a caderneta de vacinação deste público.

 
Neste ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da estratégia adolescentes entre 9 e 15 anos.  A população nessa faixa etária deve comparecer aos postos de saúde mais próximos de sua residência ou no CAIS para que sejam identificados quais doses estão em atraso,e para realizar a vacinação contra HPV e Meningocócica C, que são as prioridades da campanha.
 
Vale lembrar que tanto a HPV quanto a Meningocócica C não são ofertadas apenas em campanhas, mas na rotina de vacinação das unidades de saúde; portanto, estarão disponíveis durante todo o ano. Porém, é importante se imunizar agora.
 
A vacina HPV segue para as meninas de 9 e menores de 15 anos. E a partir deste ano ela será ampliada para os meninos de 12 a 13 anos de idade, com o objetivo de prevenir casos de câncer de pênis, de orofaringe e verrugas genitais.
 
Neste ano, a vacina contra HPV também está disponível para homens e mulheres convivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico ou radioterápico, de 9 a 26 anos. Para este grupo é fundamental a prescrição médica para atendimento nos serviços do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).
 
Já o reforço da vacina meningocócica C (conjugada) estará disponível para adolescentes (meninos e meninas) de 12 a 13 anos de idade. A vacinação dos adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o risco de doenças para esses grupos etários.


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail