Prefeitura discute ampliação das equipes do programa “Saúde da Família”
Secretaria de Saúde - 14/02/2017 às 10:09

 Em reunião realizada nessa última sexta-feira, 10, com a participação do prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale, o secretário de Saúde, Eduardo Pereira Ribeiro, a superintendente de políticas de atenção integral à saúde, Dr. Evanilde Fernandes Gomides e a gerente de atenção integral à saúde, Marisa Sousa, visou discutir a ampliação do atendimento dentro da atenção básica, das equipes de saúde da família no município.

 
A população de Rio Verde atualmente conta com oito unidades básicas de saúde na cidade, totalizando nove equipes que trabalham nos PSFs.
 
Para este primeiro ano de mandato, já foi autorizado pelo prefeito Dr. Paulo Do Vale, a criação de mais 14 equipes de saúde da família e consequentemente mais unidades básicas, o que totalizará 23 equipes para o melhor atendimento da população, buscando aumentar assim a área abrangência de 16,7% para 56% do município.
 
Durante a reunião, foram discutidas também, as propostas do estado de sinalizar com ajudas nos custos de manutenções de mais equipes de saúde da família, a partir do momento em que for realizado as ampliação no programa em Rio Verde, para que a abrangência passe a ser de 86%.
 
Novas reuniões serão realizadas, para a analise e realização das ampliações, que irãobeneficiar um número maior de famílias rio-verdenses.
 
Entenda o programa
Criado em 1994 pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) tem como principal objetivo, reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases, substituir o modelo tradicional, e levá-la para mais perto da família, melhorando assim a qualidade de vida dos brasileiros.
 
Os PSF tem como objetivos priorizar ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família.
 
Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
 
               Fotos : Renato Guerreiro
 
 
 


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail