Orientação aos secretários escolares sobre o Censo Escolar
Secretaria de Educação - 08/02/2017 às 17:24

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta quarta-feira, 8, por meio do departamento do Censo Escolar, reunião de treinamento com secretários escolares da rede municipal de ensino no auditório da SME.

 
A coordenadora do departamento do Censo Escolar na SME, Vera Lúcia Barros, enfatizou que a reunião tem o objetivo de informar a situação do aluno em 2017, e fazer o treinamento para essa segunda etapa, através de levantamento de dados sobre o rendimento e movimento dos alunos declarados no Sistema Educacenso na etapa inicial.
 
 
Segundo a coordenadora, mediante o Educacenso é possível conhecer melhor o perfil do aluno, tendo como base para o cálculo as taxas de rendimento, abandono escolar, resposta ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e qualidade de ensino para a distribuição de recursos para educação, funcionando como ferramenta de acompanhamento das metas do plano de desenvolvimento do ensino. “Todo o ano realizamos as duas etapas do Educacenso, a primeira para conhecer os alunos e a segunda para o fechamento, a fim de que seja feito o repasse das informações ao Ministério da Educação (MEC) e eles posteriormente liberem as verbas destinadas a cada unidade escolar, embasados no número de alunos”, explicou.
 
 
A equipe do departamento realizou a reunião por meio de um questionário, respondendo às perguntas e dúvidas frequentes sobre o programa aos participantes.
 
 
Para as secretárias escolares Vânia Pereira da Silva e Maria Aparecida, o treinamento é muito importante, esclarecendo as dúvidas e informando a situação da escola. Além disso, o Educacenso possibilita que os professores e alunos tenham um rendimento maior na relação e o reflexo se dá na qualidade da educação.
 
 
 
Saiba mais:
O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IBEB) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.
 
Fotos: Rosalvo Campos
 
 
 
 
 


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail