SMS pede atenção ao protocolar pedidos de consultas e exames
Secretaria de Saúde - 01/02/2017 às 14:45

A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a população que aguarda o agendamento de consultas ou exames, a necessidade de manter atualizados junto à Central de Regulação Ambulatorial (CRA), os seus dados cadastrais, principalmente número de telefone e endereço.

Diariamente, cerca de 1200 pessoas solicitam consultas e exames junto a CRA de Rio Verde, e cerca de 1000 consultas e exames, são agendados por dia. O departamento vem sofrendo com centenas de consultas e exames frustrados, por conta do não comparecimento, ou a não obtenção de contato para informar do agendamento da consulta ou exame, gerando grandes transtornos administrativos e desperdício de recursos do erário público.

A cada agendamento, são feitas quatro tentativas de contato com o usuário SUS (em dias e horários alternados); Quando não é obtido sucesso, imediatamente a vaga deve ser preenchida por outro paciente da fila de espera, por isso a importância de estar atento e com os contatos atualizados.
A Secretaria solicita ainda, que caso não seja possível comparecer à consulta ou exame na data marcada, o usuário deve comunicar a CRA, para que sua vaga possa ser aproveitada para outra pessoa que aguarda em fila.

É importante ressaltar que, o não comparecimento ou o fato de não conseguir o contato, não significa que ele será enviado novamente para o final da fila de espera; A solicitação é arquivada e havendo o comparecimento do usuário requerendo o seu agendamento, uma nova consulta/exame será agendada em um período próximo.

Ao receber o telefonema informando do agendamento, destacamos a importância de levar o comprovante gerado no ato do protocolo, bem como o Cartão SUS, para facilitar a localização da guia.

O sistema de agendamento prévio via Regulação, tem como função dar maior praticidade e comodidade aos usuários do SUS e melhores condições de trabalho aos servidores.

A Central de Regulação Ambulatorial de Consultas e Exames fica localizada nas dependências do CAIS (Centro de Atendimento Integrado a Saúde), na Rua Goiânia esquina com a Nivaldo Ribeiro – Centro, e o atendimento acontece no período de 07h às 17h, sem interrupção para almoço.
 



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail