Campanha “Rio Verde Contra o Aedes” mobiliza rede Municipal de ensino
Assessoria de Assuntos Comunitários - 26/01/2017 às 17:10

 Nesta quinta-feira, 26, deu início à Campanha “Rio Verde Contra o Aedes”, com várias ações educativas nas escolas Municipais.  

 
A abertura oficial dessa campanha foi realizada na EMEF Prof. Chafic Antônio. A escola foi ponto de apoio para as Secretarias: de Saúde (Vigilância Epidemiológica e Endemias), Ação Urbana e Serviços Públicos, e o Corpo de Bombeiros. Na ocasião, foram prestados serviços a comunidade da região norte como: limpeza nos lotes baldios, retirada de entulhos, poda de árvores nas escolas e demais locais públicos. Os agentes de endemias vistoriaram as residências e orientaram os moradores de como cuidarem dos quintais para que não corram o risco, de contrair alguma doença transmitida pelo Mosquito Aedes Aegypti.
 
Marcaram presença no lançamento da Campanha “Rio Verde Contra o Aedes”, o secretário de Educação Miguel Rodrigues Ribeiro, secretário de Ação Urbana e Serviços Públicos, Francisco Grimaldi de Lima (Chico do KGL), secretário de Saúde Eduardo Pereira Ribeiro; a Gestora Administrativa Pedagógica da SME Luzimeire de Souza; Coordenadora de Núcleo Pedagógico, Cármen Rejane Antunes Simões e Gestora da EMEF Prof. Chafic Antônio Valquiria Pinto Barros.
 
Os estudantes do 1° e 2° ano tiveram a oportunidade de  assistirem a peça teatral “Deu Zika na Dona Zica”, escrita e contada pela professora Lenilda Mendes da Conceição, com a participação da professora Ana Paula Sabóia, que esteve caracterizada do mosquito Aedes Aegypti.  Os alunos prestaram atenção no decorrer da peça e nas explicações. As personagens falaram a respeito das doenças que o mosquito transmite como: dengue, Chikungunya, zika e febre amarela. Para a turma do 4º ano, foi exibido o filme: “Chaves Contra a Dengue”, onde os alunos teve como tarefa, a produção de um texto sobre o assunto.
 
A Campanha “Rio Verde Contra o Aedes”, teve a participação dos pais. Uma vez que as ações de prevenção contra o Aedes partem deles. A coordenadora de educação da saúde da Vigilância Epidemiológica, Regina Maria Maciel ressaltou durante a palestra: “pais, vocês devem ser responsáveis e cuidar da qualidade de vida de seus filhos, devem manter os lugares onde moram limpos e jamais deixar água parada; precisamos que sejam nossos parceiros nessa grande ação de combate ao Aedes Aegypti”. 
 
A Coordenadora informou que a campanha vai percorrer os bairros da cidade durante alguns meses e enfatizou: “precisamos sensibilizar a comunidade, temos que trabalhar com a prevenção para evitar a proliferação do mosquito”.
 
Para o encanador Francenildo de Andrade Lima, “o papel dos pais é buscar cada dia mais informações, para que as crianças e adultos fiquem protegidos do mosquito”, salientou.
 
Como parte da programação “Rio Verde Contra o Aedes”, a peça teatral “Deu Zika na Dona Zica” foi apresentada também para as crianças da CMEI Anázia Antônio Cunha e EMEI Enedina Maciel. Os pequenos aprenderam direitinho a lição. André Luiz dos Santos, de 3 anos, disse que “durante a apresentação do teatro, as tias falaram que para acabar com o mosquito, as pessoas  não podem deixar água parada”.
 
 
Fotos: Rosalvo Campos
 
 
 
 
 
 
 
 


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail