Programas “Siga Bebê” e “Aedes Zero” discutidos na Secretaria de Saúde
Secretaria de Saúde - 25/01/2017 às 16:54

 Em reunião realizada hoje, 25 de janeiro, na Secretaria Municipal de Saúde, foram discutidos a junção dos programas Siga Bebê (que visa a redução da mortalidade infantil) e o Aedes Zero, em Rio Verde.

 
Para a execução do projeto no município, será realizada a capacitação dos profissionais da rede pública de saúde, que acontecerá nos dias 20 e 21 de março. O programa visa, além de fortalecer a capacidade de assistência a saúde, também disponibilizar informações mais qualificadas para a população.
 
Durante a reunião, temas como a situação das unidades de saúde, recursos humanos, pré-natal, gestante e zika vírus, cobertura vacinal, rede de diagnóstico e cesarianas também foram debatidos.
 
Presentes no local, estiveram a superintendente de vigilância em Saúde do estado de Goiás, Dr. Maria Cecilia Brito, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Pereira Ribeiro, o presidente da Câmara dos vereadores, Lucivaldo Medeiros, representantes do núcleo de apoio ao controle de endemias, regional de saúde sudoeste 1, técnicos da vigilância sanitária , epidemiológica, endemias, atenção básica, laboratório e conselho de saúde.
 
Entenda os programas Siga Bebê e Aedes Zero
O programa Siga Bebê visa reduzir o índice de mortalidade infantil no estado de Goiás. A meta estipulada de redução da mortalidade infantil foi de 13,86 óbitos para cada mil nascidos vivos, no ano de 2014, para 10,56 óbitos para cada mil nascidos vivos em 2018. Hoje, Goiás ocupa o 12º lugar no ranking nacional, com base no diagnóstico situacional do Estado.
 
Já o programa Aedes Zero busca traçar ações que minimizem os impactos da atual epidemia que atravessamos e estabelecer metas de médio e longo prazo na prevenção de possíveis epidemias futuras.
 
O programa Siga Bebê e o Aedes Zero, podem ser considerados complementares, pois com a melhoria na rede básica, automaticamente amplia o acesso da população aos serviços de saúde, proporcionando assim um atendimento de qualidade a todos, contribuindo também para a redução das taxas de mortalidade infantil.
 
                      Fotos: Washington Oliveira
 
 
 


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail