Secretaria de Saúde promoverá campanha de combate à hanseníase
Secretaria de Saúde - 23/01/2017 às 10:14

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, promoverá nessa próxima sexta-feira, 27, a campanha de combate à Hanseníase.

Realizada mundialmente, a campanha visa sensibilizar a população e identificar possíveis casos da doença, por meio da busca de manchas e perda da sensibilidade da pele, para assim, iniciar de imediato o tratamento.

Na ação, serão realizadas avaliações de manchas e se necessário, consultas médicas, que serão efetuadas nos Postos de Saúde (PS), Estratégias Saúde da Família (ESF) e no CAIS, no período das 7h às 11h e  das 13h às 17h.


Entenda a doença
A Hanseníase é uma doença infecto - contagiosa transmitida pelo ar através de bacilos emitidos por uma pessoa com a Hanseníase, que não está em tratamento. A Hanseníase pode causar deformidades físicas, mas com o diagnóstico precoce e tratamento imediato podem ser evitadas. O tratamento pode durar de 6 a 12 meses e todos os casos de Hanseníase têm cura e tratamento gratuito.

Manchas com perda ou alteração de sensibilidade: ao calor, a dor e ao tato; áreas com diminuição de pelos e do suor no local; corte ou queima sem sentir dor, devem procurar os serviços de saúde mais próximo de sua residência.

A melhor forma de prevenir é estar sempre atento ao seu próprio corpo, observando se está com alguns sintomas da doença e procurar um Posto de Saúde.

Salientamos que as pessoas em tratamento podem levar uma vida normal no trabalho, na família e na sociedade.



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail